Abra um E-commerce: Continue vendendo mesmo sem loja física
Atualmente, uma grande quantidade de brasileiros buscam por formas assertivas de empreender. Uma das principais alternativas tem se apresentado como abrir um e-commerce, que permite continuar vendendo mesmo sem loja física.
No entanto, você já se questionou acerca de quais são as principais especificidades por trás da abertura de um e-commerce? Ou até mesmo o que tem influenciado no seu sucesso?
São vários os fatores que justificam o porquê abrir um e-commerce tem se apresentado como uma boa alternativa para os empreendedores. O que vai desde o mercado digital até o perfil do consumidor.
Deste modo, o que você acha de compreender agora quais as vantagens por trás de empreender de forma online?
Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre um e-commerce e tire todas as suas dúvidas. Confira!
Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Conheça os benefícios da contabilidade digital para a sua empresa.
O que é um e-commerce?
Começar um negócio próprio passa por muitos fatores. Entre eles, a escolha do melhor tipo de empresa que deseja abrir.
E, como você já pode compreender, a abertura de um e-commerce se apresenta como uma excelente oportunidade para os empreendedores.
O termo “e-commerce” vem de uma abreviação para “electronic commerce”, o que significa um comércio realizado de forma online.
Deste modo, estamos falando de um comércio eletrônico, no qual todo o processo de compras acontece no ambiente digital. Ou seja, toda a estrutura de um negócio se encontra por meio da internet.
Sendo assim, o e-commerce vai muito além do que apenas um site. Estamos falando de um negócio que possui toda uma estrutura que permite o atendimento ao cliente e a realização de vendas.
A fim de compreender do que se trata um e-commerce, um empreendedor precisa compreender também os outros modelos de negócio online. Confira agora!
Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Principais erros cometidos na gestão empresarial: como evitar.
Quais os modelos de negócio online?
Quando falamos em abrir um e-commerce, é possível encontrar pessoas que confundem este assunto com outros modelos de negócio.
Atualmente, as principais opções encontradas no mercado digital se apresentam como uma loja virtual e marketplace. No entanto, como ambos se diferenciam de um e-commerce?
Deste modo, uma loja virtual é uma opção de negócio que acaba se limitando a um site ou portal de vendas. Ou seja, ela se apresenta como apenas uma parte da estrutura de um e-commerce, que já é um modelo mais completo.
Por outro lado, os empreendedores também encontram a opção de abrir um marketplace, que se define como uma plataforma comum de vendas de produtos.
No entanto, a principal característica do marketplace é que ele permite que diferentes empresas possam anunciar os seus produtos.
Portanto, o e-commerce é uma estrutura na qual os empreendedores expõem os seus produtos, escolhendo como será feito o pagamento e a entrega também. Ainda é necessário definir uma estratégia de marketing e o atendimento ao cliente.
Acompanhe também o nosso artigo sobre o Fluxo de caixa: como essa ferramenta pode auxiliar no crescimento do seu negócio.
Como abrir um e-commerce?
O processo para a abertura de um e-commerce é mais simples do que aparenta ser. Em poucos passos, é possível abrir o seu negócio e fazer a sua gestão.
Desta forma, confira conosco quais são os principais passos para abrir um e-commerce de maneira assertiva. Veja:
- Compre um domínio para o seu site;
- Escolha a ferramenta correta de e-commerce;
- Defina o modelo de pagamento;
- Escolha os seus produtos;
- Cuide da logística de entrega.
Você pode contar com o suporte de um serviço especializado, caso encontre dificuldades para entender todo o processo.
Acompanhe também o nosso artigo sobre: Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro?
Quais as vantagens?
Abrir um e-commerce é uma decisão que proporciona uma série de vantagens para os empreendedores. Fato que justifica o porquê deste modelo de negócio tem se destacado cada vez mais no mercado.
Sendo assim, acompanhe a seguir quais são as principais vantagens por trás da abertura de um e-commerce. Vamos lá?
1. Maior flexibilidade de tempo
Investir em um negócio online é uma excelente oportunidade para os empreendedores. Afinal, eles podem administrar o e-commerce de maneira remota, sem sair de casa.
Deste modo, é possível encontrar uma maior flexibilidade de tempo para lidar com outras atividades do dia a dia. Com isso, os empreendedores também encontram uma maior autonomia para fazer a gestão do seu negócio.
Além disso, confira também o nosso artigo sobre: Profissional autônomo e Profissional PJ: Entenda as diferenças.
2. Redução de custos
Uma outra vantagem por trás do e-commerce é uma maior redução de custos. Afinal, uma série de custos são dispensáveis. Que tal compreender melhor essa relação?
O fato de administrar o próprio negócio de forma remota, custos como transporte, aluguel e folha de pagamento, não existem mais.
Além disso, o empreendedor pode encontrar uma maior economia também dentro do próprio e-commerce, uma vez que, por exemplo, é possível encontrar templates prontos disponíveis na internet.
3. Maior possibilidade de vendas
Administrar uma loja física é um desafio que demanda um processo de vendas mais completo. Isso porque é necessário atender os clientes e guiá-los até que uma venda seja feita.
No entanto, a estrutura de um e-commerce permite que as vendas sejam escaláveis e possam acontecer de forma instantânea.
Portanto, os empreendedores podem obter resultados cada vez melhores, se consolidando assim no mercado.
Se você tem como intuito abrir um e-commerce, começar lendo este artigo é uma boa forma de tirar os seus planos do papel.
O que você achou do nosso artigo? Para continuar acompanhando o nosso conteúdo, curta as nossas redes sociais e acesse o nosso blog!
