Como regularizar um e-commerce?
Ao abrir um comércio digital, é comum esbarrar no seguinte questionamento: “Como regularizar um e-commerce?”.
Isso porque, uma das principais estratégias para garantir a sobrevivência de um negócio é mantê-lo de acordo com a lei.
Empreender online tem se apresentado como uma das principais tendências de mercado. Neste momento, muitos empreendedores acabam optando por
abrir um e-commerce, podendo vender os seus produtos sem precisar de uma loja física.
Deste modo,
ao vender pela internet, é fundamental compreender que um e-commerce precisa de regularização. Caso contrário, o empreendedor poderá lidar com uma série de consequências que podem comprometer um negócio.
Portanto, deseja compreender como é o processo e qual a importância de
regularizar um e-commerce? Acompanhe o nosso artigo até o final e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre este assunto.
Aproveite para ler também o artigo sobre o assunto:
Tributação no e-commerce: entenda os impostos específicos.
Por que devo regularizar um e-commerce?
Antes de compreender os motivos pelos quais um empreendedor deve regularizar um e-commerce, é necessário responder o seguinte questionamento:
“Você teria coragem de fazer uma compra em um e-commerce que não lhe transmita a sensação de confiança?”.
Sem sombra de dúvidas, a resposta para a pergunta acima é: não. Com isso, um dos principais motivos por trás da
regularização de um e-commerce é proporcionar uma maior segurança para os seus consumidores.
Deste modo, um e-commerce regularizado é capaz de garantir uma série de garantias ao consumidor final. Estamos falando, por exemplo, da entrega e até mesmo da possibilidade de troca das mercadorias.
Regularizar um e-commerce também é fundamental quando falamos no processo de vendas. Isso porque, uma mercadoria, quando não possui nota fiscal, pode ser confiscada tanto pelo Correios como também pela Receita Federal.
Portanto, se você deseja evitar lidar com problemas assim, é indispensável regularizar o seu negócio digital. Continue a sua leitura e descubra como é este processo!
Como regularizar um e-commerce?
Após compreender a importância por trás da regularização de um e-commerce, é capaz que você esteja se questionando como se apresenta este processo.
Desse modo, o primeiro passo para regularizar o seu negócio é definir qual será o modelo de empresa adotado. Hoje, os empreendedores encontram diante de si algumas opções, como:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Microempresa (ME);
- Empresa de Pequeno Porte (EPP);
- Empresa de Médio e Grande Porte.
Ao abrir um seu e-commerce, é necessário fazer uma previsão de quanto se pretende faturar dentro de um ano. Por exemplo, se a estimativa é faturar até R$ 60 mil anualmente, o modelo mais indicado é o MEI.
Dessa forma, ao se tornar um MEI, o e-commerce automaticamente é enquadrado no regime Simples Nacional. Aqui, o recolhimento de impostos é feito de forma unificada, tornando mais prático o processo.
Além disso, ao
regularizar um e-commerce como MEI, o empreendedor também poderá emitir notas fiscais. O que, como você já pode ter compreendido, é fundamental para garantir a confiança dos seus consumidores.
Leia também o nosso artigo sobre o assunto:
Índices de liquidez: Tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio.
Como registrar um e-commerce como MEI?
Para regularizar um e-commerce como MEI, deve-se acessar o portal do empreendedor e, por meio de um processo bastante simples, obter o seu CNPJ. O que permite manter um negócio em dia com a legislação.
Assim, já será possível não somente emitir notas fiscais para as suas vendas, como também abrir uma conta bancária para a empresa. O que, inclusive, permite acessar linhas de crédito mais acessíveis, impulsionando o crescimento de um e-commerce.
Para
regularizar um e-commerce, também é necessário registrar um domínio e até mesmo a sua marca. O que permite proteger de forma jurídica a empresa, garantindo que nenhum outro negócio utilize o mesmo nome.
Sendo assim, caso o faturamento de um e-commerce ultrapasse R$ 60 mil por ano, é necessário contar com o suporte de um contador, para que ele guie o processo de enquadramento em outro tipo de empresa.
Neste momento, saiba que você pode contar com os serviços da DRE Contábil. Somos uma contabilidade digital com foco em oferecer soluções personalizadas para garantir a sobrevivência do seu e-commerce no mercado.
Aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem te ajudar! Não perca a oportunidade também de seguir as nossas
redes sociais e acessar o nosso
blog para mais conteúdos!
Contate-nos
