Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de funcionário

Time de Conteúdo • 31 de março de 2021

Você, empreendedor, compreende qual é o valor necessário para manter um funcionário na sua empresa?


Abrir uma empresa e fazer a sua gestão é um desafio que engloba uma série de fatores. É necessário cuidar das finanças, captar novos clientes, buscar os melhores fornecedores e também fazer a
gestão de pessoas.


Esse último item, inclusive, é fundamental para o crescimento de uma empresa. No entanto, para ter um quadro de funcionários, deve-se compreender quais são os custos envolvidos na contratação e manutenção de colaboradores.


Isso porque, muitos empreendedores se enganam ao pensar que o custo para
manter um funcionário se resume somente ao seu salário bruto. Contudo, existe uma série de gastos adicionais que influenciam no seu custo total.


Portanto, o que você acha de compreender melhor quais são os custos envolvidos para uma empresa
manter um funcionário? Continue acompanhando o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Aproveite também para ler o nosso artigo:
Vai investir em uma loja digital? Conheça os tipos de negócios mais promissores.


Qual o custo para manter um funcionário?

Antes de compreender o verdadeiro custo para manter um funcionário, é necessário entender que o seu custo vai muito além do que o seu salário.


De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas e pela Confederação Nacional das Indústrias, o valor pago por uma empresa a um funcionário pode ser 3 vezes maior do que o salário pago.


Isso porque, existem vários tributos e encargos que devem ser levados em consideração por um empreendedor.


Desta forma, acompanhe a seguir alguns dos principais exemplos de custos extras que devem ser pagos a um funcionário:


  • 13º Salário;
  • Adicional de férias;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS);
  • Vale Alimentação;
  • Vale Transporte;
  • Uniforme;
  • Entre outros.


Sendo assim, o custo para
manter um funcionário é um assunto indispensável na gestão de uma empresa. Afinal, já imaginou contratar um novo colaborador e não ter recursos financeiros suficientes para pagá-lo?


Como descobrir o custo para manter um funcionário?

São vários os fatores que influenciam no custo por trás de cada um dos funcionários de uma empresa. O que passa, por exemplo, pelo regime tributário no qual ela está enquadrada até o tipo de contratação escolhido.


Isso porque, as taxas e valores pagos por um empregador mudam de acordo com a estrutura de uma empresa.


Deste modo, continue acompanhando o conteúdo para compreender melhor quanto a sua empresa tem pagado para
manter um funcionário.


Aproveite para ler o nosso artigo:
Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular.


Como o regime tributário influencia no custo de um funcionário?

Ao abrir uma empresa, um empreendedor acaba lidando com uma série de burocracias. Sendo que uma das principais é o seu enquadramento tributário, que é responsável por determinar como será feito o recolhimento de impostos.


Desta forma, as empresas brasileiras encontram diante de si três opções distintas de regimes tributários, conheça:


  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.


Agora, vamos considerar que uma empresa enquadrada no Simples Nacional faça a contratação de um funcionário, que receba um salário-base no valor de R$ 1.000,00. Ao considerar cada um dos custos adicionais, o valor total pago pode chegar em até R$ 1.502,00.


Em contrapartida, as empresas enquadradas no Lucro Presumido ou Lucro Real, que contratam um funcionário com salário-base de R$ 1.000,00, podem chegar a pagar até R$ 1.700,00 com os custos adicionais.


Como o tipo de contratação influencia no custo de um funcionário?

Um outro fator que deve ser levado em consideração no custo para manter um funcionário é o modelo de contratação. Afinal, as empresas podem encontrar diferentes opções para contratar novos funcionários, como:


  • CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  • PJ (Pessoa Jurídica).


Deste modo, ao optar por uma contratação via CLT, a empresa precisa arcar com uma série de custos adicionais. Isso porque, os funcionários possuem vários direitos e benefícios que são concedidos de acordo com a lei.


Agora, no formato de contratação PJ, o dinheiro que seria utilizado para o pagamento de taxas e encargos, é repassado para o funcionário. Afinal, ele não possui nenhum vínculo empregatício com a empresa.


No entanto, o funcionário PJ não tem os benefícios sociais comuns de um CLT, como o famoso 13º salário e férias.


Ao compreender o custo para
manter um funcionário, é necessário fazer uma profunda análise das condições apresentadas por uma empresa. O que permite ser mais assertivo em todas as tomadas de decisões.


Portanto, o que você achou do nosso artigo? Em caso de dúvidas,
entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas! A DRE dispõe de soluções personalizadas de contabilidade para a sua empresa.


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