Índices de liquidez: tudo o que você precisa saber para gerenciar o seu negócio
Garantir a saúde financeira é uma das principais prioridades entre os gestores à frente de um negócio. Neste sentido, a aplicação de ferramentas como os índices de liquidez se apresentam como uma ferramenta estratégica.
Estamos falando de métricas que permitem analisar a capacidade que uma empresa tem de cumprir com todos os seus compromissos. O que direciona os gestores para
tomadas de decisões mais assertivas.
Deste modo, é fundamental que uma empresa saiba aplicar métricas como os
índices de liquidez em suas operações. Afinal de contas, elas permitem uma melhor administração das finanças de uma organização.
Sendo assim, por meio de uma gestão financeira mais assertiva, é possível atuar com mais responsabilidade no mercado. Fato que proporciona também a sobrevivência de uma empresa em meio a crises financeiras, como a que vivemos em 2020.
Portanto, o que você acha de compreender tudo o que você precisa saber sobre a aplicação dos
índices de liquidez? Acompanhe o nosso artigo e aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Confira também o nosso conteúdo sobre o tema:
Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Guarulhos.
O que são os índices de liquidez?
Quando falamos em índices de liquidez, estamos nos referindo a indicadores que permitem medir a capacidade de uma empresa cumprir com todos os seus pagamentos, sejam eles de curto ou longo prazo.
Deste modo, os gestores de uma empresa podem fazer uma gestão financeira mais segura e assertiva. O que permite uma visão mais clara acerca da realidade de uma organização, orientando melhores tomadas de decisões.
Sendo assim, os
índices de liquidez atuam como um instrumento financeiro que utilizam dados referentes aos demonstrativos contábeis da empresa. Logo, é fundamental considerar as informações do Balanço Patrimonial.
Os dados que são obtidos por meio dos
índices de liquidez permitem que as empresas possam estudar possíveis melhorias em sua gestão financeira. Com isso, os gestores não podem deixar de levar tais indicadores em consideração.
Portanto, é de extrema importância que os gestores à frente de uma organização saibam como avaliar tais métricas. Continue acompanhando o nosso artigo para compreender melhor!
Leia também o nosso conteúdo referente ao assunto:
Abra um e-commerce: continue vendendo mesmo sem loja física.
Como uma empresa pode analisar os índices de liquidez?
Para que uma empresa possa tomar decisões mais assertivas, é fundamental levar em consideração a sua realidade. Com isso, os seus gestores precisam ter em mãos informações confiáveis relacionadas aos seus números.
Deste modo, com dados financeiros em mãos, os gestores de uma empresa podem realizar uma gestão mais assertiva.
Sendo assim, os
índices de liquidez permitem que uma empresa compreenda qual a sua realidade financeira. No entanto, é necessário entender também como os seus gestores podem analisar o que os indicadores querem dizer.
Acompanhe a seguir como fazer uma análise mais assertiva de indicadores como os
índices de liquidez:
Índice de liquidez maior que 1
Representa que uma empresa possui recursos financeiros suficientes para cumprir com todas as suas obrigações financeiras. Além disso, após arcar com todos eles, ela ainda tem uma sobra em caixa.
Acompanhe também o nosso artigo sobre o:
Fluxo de Caixa: Como essa ferramenta pode auxiliar no crescimento do seu negócio.
Índice de liquidez igual a 1
Quando os índices de liquidez de uma empresa são iguais a 1, temos como resultado que todos os recursos financeiros são igualados às suas responsabilidades.
Ou seja, uma empresa, após usar os seus recursos financeiros para pagar todas as suas obrigações, o seu caixa estaria zerado.
Índice de liquidez menor que 1
Uma última análise por trás dos índices de liquidez é quando o resultado é menor que 1, o que significa que uma empresa não consegue cumprir com todas as suas obrigações em curto prazo.
Agora, que tal compreender também quais são os principais tipos de
índices de liquidez
para a sua empresa? Continue acompanhando e descubra!
Leia também o nosso artigo sobre o tema:
Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro?
Quais os principais tipos de índices de liquidez?
A fim de analisar os indicadores de liquidez de uma empresa, é fundamental contar com o apoio de uma contabilidade. Afinal, assim é possível compreender tanto a realidade quanto a capacidade financeira de uma empresa.
Desta maneira, dentre os principais indicadores de liquidez de uma empresa, nós podemos citar os seguintes:
- Geral;
- Seca;
- Corrente;
- Imediata.
Sendo assim, a análise dos
índices de liquidez são de extrema importância para uma empresa, permitindo assim uma gestão mais assertiva. Portanto, conte com o apoio de um serviço especializado, como uma contabilidade.
A
DRE Contábil é um escritório contábil motivado pelo empreendedorismo e apaixonado pelo que faz. Prezamos pelo uso da tecnologia para otimizar as rotinas contábeis, fiscais e aumentar a segurança
Com isso, aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas
redes sociais e acessar o nosso
blog para mais conteúdos como este!
Contate-nos
