Profissional autônomo e Profissional PJ: Entenda as diferenças
Dentre as várias oportunidades de atuação no mercado de trabalho, encontramos o profissional autônomo e profissional PJ. No entanto, você sabe quais as diferenças entre ambas as opções?
Uma das principais tendências no mercado é a atuação como um profissional PJ. Hoje, muitas empresas têm buscado profissionais que se enquadram neste modelo por uma série de fatores, os quais vamos apresentar ao longo deste artigo.
Contudo, os profissionais autônomos também vêm se destacando e ganhando cada vez mais espaço. O que faz com que seja de extrema importância entender as suas principais características.
Deste modo, você compreende quais as principais especificidades e o que diferencia um profissional autônomo e profissional PJ? Vamos apresentar agora, por meio deste artigo, todas as características de ambos os modelos.
Acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre o profissional autônomo e profissional PJ. Veja a seguir e tire todas as suas dúvidas!
Confira também o nosso artigo sobre o tema Você sabe como separar as finanças pessoais das finanças da empresa?
Profissional autônomo e profissional PJ: Quais as diferenças?
Atualmente, o mercado de trabalho tem disponibilizado cada vez mais oportunidades para os profissionais. Fato que abre a possibilidade para diferentes atuações.
Dentre todas as oportunidades de atuar no mercado de trabalho, existem opções como profissional autônomo e profissional PJ. Apesar das semelhanças entre ambas as modalidades, é fundamental compreender as suas diferenças.
Deste modo, preparamos um artigo com todas as informações sobre ambas as oportunidades de atuação. O que você acha de entender agora mesmo quais as principais diferenças entre as duas modalidades?
Leia a seguir e saiba como diferenciar um profissional autônomo e profissional PJ de uma maneira assertiva.
Aproveite para ler também o artigo Gestão financeira: entenda os benefícios da terceirização financeira.
O que é um profissional autônomo?
Em primeiro lugar, é de extrema importância compreender o que é um profissional autônomo. Você já ouviu falar sobre este modelo de atuação ou conhece alguém que trabalha assim?
O profissional autônomo é aquele que não precisa de um vínculo empregatício com uma empresa para desempenhar o seu trabalho.
Como assim? Ele atua de maneira independente e exerce todas as suas funções com mais liberdade, uma vez que ele não precisa seguir as ordens de uma empresa, tampouco estar subordinado à um patrão.
Ou seja, a falta de um contrato com uma empresa faz com que ele possa escolher tanto o lugar, como o modo e o tempo no qual ele desempenha o seu trabalho.
Dentre as principais responsabilidades de um profissional autônomo, encontra-se a declaração do Imposto de Renda como Pessoa Física e a sua contribuição para o INSS. O que significa que ele é o único responsável por lidar com os seus tributos.
No entanto, é possível que você esteja se perguntando quais as possibilidades de atuação de um profissional autônomo. Conheça quais são a seguir.
Antes, leia também o nosso artigo produzido sobre o seguinte assunto: Diferenças entre contabilidade digital e tradicional.
Quem pode ser um profissional autônomo?
O profissional autônomo, como não depende de um contrato empregatício com uma empresa, pode desempenhar diferentes profissões.
Dentre elas, existem aquelas que estão ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, como:
- Advogados;
- Coach;
- Professores particulares;
- Agente de viagens;
- Consultor;
- Profissional na área de beleza e estética;
- Redatores;
- Entre outros.
Ou seja, o profissional autônomo pode desempenhar diferentes atividades no mercado de trabalho, sempre com foco em alcançar a sua independência financeira e destaque no ramo no qual se pretende atuar.
Antes de seguir para o profissional PJ, leia também o nosso artigo sobre De MEI para ME: Entenda como funciona.
O que é um profissional PJ?
Assim como, o profissional autônomo, o PJ também desempenha as suas funções sem depender de um contrato empregatício.
Ou seja, a sua relação com o trabalho que ele desempenha não está sujeita às regras existentes em um contrato CLT.
Contudo, para que um profissional PJ possa atuar no mercado de trabalho, ele precisa atuar como uma empresa. Isso é, deve-se entender que PJ significa Pessoa Jurídica, o que demanda a obtenção de um CNPJ.
Afinal de contas, os trabalhos executados por um profissional PJ são pagos mediante a emissão de Notas Fiscais. As mesmas são emitidas por meio de um CNPJ do profissional em questão.
Além disso, assim como o profissional autônomo, a responsabilidade de todos os compromissos tributários é do próprio profissional PJ. Cabe ao contratante somente pagar o valor cobrados pelos serviços.
Quais as vantagens de um profissional PJ?
Para compreender as principais diferenças entre um profissional autônomo e profissional PJ, deve-se também entender quais as suas vantagens.
Sendo assim, a principal vantagem de um profissional PJ é que ele recebe o valor integral pela prestação de serviços. Isso é, não se aplica descontos sobre o valor da nota fiscal emitida.
Além disso, a relação entre o contratante e o PJ é bem flexível, podendo o profissional atuar tanto dentro da empresa como fora também.
O PJ recebe a sua demanda de atividades e pode realizá-las sem controle de jornada, as entregando dentro do prazo combinado.
É importante reforçar que a relação entre ambas as partes pode ser interrompida a qualquer momento. Não existe obrigação trabalhista ou alguma necessidade de se apresentar uma justificativa.
Quais as possibilidades de atuação?
Para finalizar o nosso artigo, também é necessário entender quais as possibilidades de atuação no mercado de trabalho como um PJ.
Assim como no profissional autônomo, inúmeros serviços podem ser desempenhados por um PJ. Veja alguns exemplos:
- Desenvolvedores;
- Design;
- Elétrica;
- Etc.
Portanto, você acabou de compreender as diferenças entre profissional autônomo e profissional PJ. O que possibilita um maior entendimento sobre qual dos dois vale mais a pena atuar.
Se você deseja continuar acompanhando o nosso conteúdo, não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog. Leia também sobre Vai investir em uma loja digital? Conheça os tipos de negócios mais promissores.
