Você sabe como separar as Finanças pessoais das Finanças da empresa?
O empreendedorismo é um caminho repleto de obstáculos, no qual qualquer erro pode custar caro. Inclusive, uma das maiores falhas dos empreendedores é não separar as finanças pessoais das finanças da empresa.
Ou seja, estamos nos referindo ao momento no qual o empresário utiliza as finanças pessoais para arcar com débitos da sua empresa e vice-versa. Fato que pode levar um empreendimento a lidar com sérios problemas financeiros.
Aproveite o assunto para ler também o nosso artigo sobre Gestão financeira: entenda os benefícios da terceirização financeira.
É imprescindível entender como separar as finanças pessoais das finanças da empresa da forma certa. Afinal de contas, confundir ambas e perder o controle do seu financeiro é mais comum do que você imagina.
Nós preparamos para você, empreendedor, um material completo sobre este assunto! Acompanhe conosco e descubra como administrar suas finanças pessoais e empresariais da maneira correta.
Por que separar as Finanças pessoais das Finanças da empresa?
A não separação entre as finanças pessoais das finanças da empresa é um erro que pode trazer grandes problemas financeiros para um empreendimento. O resultado pode ser um grande acúmulo de prejuízos financeiros para uma empresa.
Estamos falando de um erro que pode se tornar a porta de entrada para outros problemas. Com o passar do tempo, caso o empreendedor não mude a sua postura principalmente no profissional, o seu negócio pode vir a fechar.
Quando não acontece tal separação, o empreendedor perde o controle do financeiro da sua empresa. Isto é, ele passa a não identificar mais qual tem sido o seu lucro durante certo período de tempo.
Todos os recebimentos e pagamentos podem acabar passando despercebidos. Fato que faz com que o empresário sequer saiba qual é a realidade do seu negócio. Já imaginou o problema que isso pode acabar virando?
Portanto, é fundamental fazer a separação entre as finanças pessoais das finanças da empresa. Confira conosco algumas das principais dicas para lidar com o seu financeiro da melhor forma possível.
Leia também o nosso artigo sobre Vai investir em uma loja digital? Conheça os tipos de negócios mais promissores.
1. Faça uma análise do seu negócio
O primeiro passo para separar as finanças pessoais das finanças da empresa é avaliar o financeiro do seu negócio. Isto é, fazer um diagnóstico completo de como o seu empreendimento tem lidado com as suas finanças.
É de extrema importância que o empreendedor identifique todos os seus recebimentos e pagamentos. Com isso, controlar o fluxo de caixa é fundamental, uma vez que ele permite registrar todas as entradas e saídas de dinheiro.
Além disso, deve-se manter o mesmo controle com as finanças pessoais. Você pode utilizar uma planilha para registrar todos os seus gastos, assim como também os recebimentos obtidos dentro de um mês.
2. Controle as suas retiradas
Quando não existe a separação entre as finanças pessoais das finanças da empresa, o empreendedor acaba desconhecendo qual o seu lucro. Estamos falando tanto no aspecto pessoal quanto empresarial.
Contudo, deve-se, em primeiro lugar, fazer uma distinção entre o que é lucro de uma empresa e o que é salário de um empreendedor. Assim, ele pode destinar finalidades diferentes para ambos os recursos.
3. Pró-labore
A nossa terceira dica é a definição de um pró-labore, que funciona como uma espécie de salário para os sócios de um negócio. É uma excelente alternativa para controlar as retiradas do caixa da empresa.
No entanto, é de fundamental que o valor estipulado para o pró-labore esteja de acordo com a realidade da empresa. Isto é, ele não pode interferir nas responsabilidades financeiras de um empreendimento.
4. Tenha contas separadas
Uma última dica para a correta separação entre as finanças pessoais das finanças da empresa é a abertura de duas contas bancárias distintas. Fato que pode contribuir para um maior controle financeiro.
O empreendedor vai utilizar uma conta bancária para fins pessoais e outra para a sua empresa. O que evita que ele acabe confundindo as suas finanças e perdendo o controle sobre elas.
Outra vantagem de abrir duas contas bancárias se apresenta no momento de comprovar o faturamento de um empreendimento. O que também contribui na hora de conferir todos os seus recebimentos e gastos para declarar o Imposto de Renda.
Portanto, você acabou de descobrir os perigos por trás da não separação entre finanças pessoais das finanças da empresa e como evitá-los! Para mais conteúdos como o que você acabou de ler, curta as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog.
