Principais erros cometidos na gestão empresarial: Como evitar
O ato de começar o próprio negócio e fazer a sua gestão é uma tarefa que demanda bastante comprometimento e conhecimento por parte dos empreendedores. Afinal de contas, são vários os erros cometidos na gestão empresarial.
Deste modo, é de extrema importância compreender todos os desafios por trás do empreendedorismo. O foco é não entrar nas estatísticas de empresas fechadas ainda nos primeiros anos de vida.
Segundo o IBGE, dentro de um período de quatro anos, mais de 300 mil empresas fecharam as portas. Os motivos são vários, desde a falta de um controle financeiro quanto a ausência de um planejamento.
Desta maneira, todo empreendedor precisa se manter ciente dos principais erros cometidos na gestão empresarial.
Sendo assim, o que você acha de compreender como fazer uma gestão empresarial assertiva e focada no bem-estar do seu negócio?
Acompanhe o nosso artigo com atenção e descubra todos os erros que devem ser evitados na hora de gerir o seu empreendimento. Confira conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Leia também o conteúdo sobre o tema Quais atividades são passíveis de serem terceirizadas via BPO Financeiro?
Quais os erros cometidos na gestão empresarial?
Atualmente, um grande número de empresas acaba encerrando as suas atividades por erros que poderiam ser facilmente evitados.
Detalhes indispensáveis como a elaboração de um plano de negócios possuem a capacidade de alavancar um empreendimento ou, na sua ausência, levá-lo ao seu insucesso.
Desta forma, todo empreendedor deve se manter ciente tanto dos desafios encontrados em abrir e gerir uma empresa como também dos principais erros cometidos na gestão empresarial.
Portanto, a fim de proporcionar um guia completo para o empreendedorismo, preparamos uma lista com todos os erros que devem ser evitados por um empresário. Confira a seguir e se prepare para implementar uma gestão assertiva.
Além disso, confira também o nosso artigo sobre o assunto Você sabe como separar as finanças pessoais das finanças da empresa?
1. Ignorar o plano de negócios
Uma das primeiras etapas ao se decidir abrir uma empresa é elaborar um plano de negócios para guiar melhor os seus caminhos.
Estamos falando de um documento que tem como objetivo definir todos os objetivos de uma empresa e quais os caminhos devem ser seguidos para que eles sejam alcançados.
Desta forma, sem um plano de negócios, uma empresa pode acabar se encontrando sem rumo no mercado. Fato que resulta em tomadas de decisões que não beneficiam um empreendimento.
Sendo assim, o plano de negócios é uma etapa que não pode ser ignorada na hora de fazer a gestão de um empreendimento. Inclusive, é possível contar com o auxílio de um serviço especializado para a sua elaboração, como uma contabilidade.
2. Não acompanhar a sua concorrência
Quando uma empresa surge no mercado, os seus gestores precisam se manter cientes da forte concorrência que será encontrada.
Ou seja, o mercado se encontra cada vez mais competitivo, o que demanda um melhor planejamento por parte dos empreendedores.
Conhecer a concorrência é fundamental em diversos sentidos. O primeiro deles é na hora de precificar os seus serviços ou produtos. Afinal de contas, é possível avaliar se o preço cobrado por sua empresa é baixo demais ou acima da concorrência.
Além disso, quando um empreendedor faz uma análise da sua concorrência, ele pode focar em definir um diferencial competitivo para o seu negócio. Isto é, o que vai fazer com que os clientes optem por ele ao invés dos seus concorrentes.
Confira também o nosso artigo referente ao assunto Diferenças entre a contabilidade digital e tradicional.
3. Falta de um fluxo de caixa
Um dos fatores determinantes para um empreendimento é a maneira com a qual os seus gestores lidam com as suas finanças.
Deste modo, toda empresa precisa ter um controle rígido do seu fluxo de caixa, uma das principais ferramentas financeiras para a gestão financeira.
O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite fazer um controle sobre todas as movimentações financeiras de um negócio. Ou seja, todo o dinheiro que entra e sai do seu caixa.
Sendo assim, o controle do fluxo de caixa não somente permite um maior domínio sobre as finanças, como também uma melhor tomada de decisão, uma vez que ela é baseada em informações financeiras.
4. Não separar as finanças pessoais das finanças da empresa
Todo empreendedor que não separa as finanças pessoais das finanças da empresa corre um sério risco de ver o seu negócio fechar.
Afinal de contas, o empresário acaba perdendo o controle sobre as suas finanças e, assim, comprometendo a estrutura do seu negócio. Isso porque é comum utilizar as finanças pessoais para quitar débitos da empresa e vice-versa.
Deste modo, o ideal, além de definir um pró-labore para os sócios, é ter à sua disposição duas contas bancárias distintas. Assim, um empreendimento pode se manter financeiramente saudável.
Portanto, você acabou de acompanhar os principais erros cometidos na gestão empresarial. O foco, agora, é evitar cada um deles e implementar uma administração mais assertiva.
O que você achou do nosso artigo? Para acompanhar outros conteúdos iguais a este, acesse o nosso blog e acompanhe conosco!
