Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular
Compreender as finanças de uma empresa é um processo que passa por uma série de fatores. Dentre eles, encontra-se o correto entendimento de termos como o ponto de equilíbrio. Você sabe do que nós estamos falando?
O
ponto de equilíbrio é um termo que, quando colocado em prática, faz com que uma empresa possa se planejar com mais assertividade para que não tenha prejuízo no final de um mês.
Deste modo, quando os empreendedores não o utilizam, correm sérios riscos de obter resultados negativos.
Não é atoa que, de acordo com o Sebrae, uma gestão financeira ineficiente é uma das principais causas por trás do fechamento de empresas. O que faz com que seja necessário entender termos como este.
Sendo assim, o que você acha de compreender melhor do que se trata o
ponto de equilíbrio e como é o seu cálculo? Acompanhe o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
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O que é o ponto de equilíbrio de uma empresa?
A gestão empresarial é um processo repleto de riscos e oportunidades. Com isso, precisamos concordar que um dos maiores receios dos empreendedores é o acúmulo de prejuízos financeiros.
Por outro lado, um dos principais objetivos por trás de uma empresa é a obtenção de lucro ao final do mês.
Deste modo, é indispensável que os empreendedores busquem por formas de aumentar a lucratividade de um negócio.
Neste sentido, o
ponto de equilíbrio cumpre um papel fundamental. Afinal, ele permite identificar quanto uma precisa vender para bancar todas as suas operações e, assim, não obter prejuízo.
Ou seja, estamos falando de um conceito que se apresenta como a igualdade entre a receita total e todos os gastos de uma empresa. Assim, os gestores podem se planejar com maior assertividade.
Sendo assim, o
ponto de equilíbrio permite que uma empresa possa operar com foco no lucro. Logo, se ele é maior do que R$ 5 reais, significa que um negócio já está lucrando.
Agora, que tal compreender também como é feito o cálculo do
ponto de equilíbrio? Confira a seguir e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Como é o cálculo do ponto de equilíbrio?
Após entender com mais assertividade o que é o ponto de equilíbrio de uma empresa, se torna fundamental compreender como é feito o seu cálculo.
Deste modo, a fim de encontrar o resultado do
ponto de equilíbrio, é fundamental levar alguns fatores em consideração. Confira quais são:
- Despesas fixas;
- Margem de contribuição.
Portanto, acompanhe a seguir qual a definição de cada um dos itens citados acima. Vamos lá?
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1. Despesas fixas
O primeiro termo indispensável no cálculo do ponto de equilíbrio são as despesas fixas de uma empresa. Estamos nos referindo a todos os custos envolvidos na manutenção das operações de um negócio.
Desta maneira, confira conosco alguns dos principais exemplos de despesas fixas dentro de uma gestão empresarial:
- Aluguel;
- Salário dos funcionários;
- Materiais de escritório;
- Conta de energia;
- Entre outros.
2. Margem de contribuição
O outro termo envolvido no cálculo do ponto de equilíbrio de uma empresa é a sua margem de contribuição.
Este conceito faz alusão ao ganho bruto obtido por uma empresa por meio de todas as suas vendas. Com isso, além de ser fundamental no momento de encontrar o
ponto de equilíbrio, ele também auxilia na precificação.
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E a fórmula para o cálculo?
A fórmula para encontrar o ponto de equilíbrio é mais simples do que você pensa. Deve-se fazer a soma das despesas fixas de uma empresa e depois dividi-las por sua margem de contribuição.
Sendo assim, confira a seguir como é a fórmula para que seja possível encontrar o
ponto de equilíbrio:
Ponto de equilíbrio de uma empresa = Despesas fixas / Margem de contribuição
A fim de concluir o nosso artigo, é fundamental compreender também algumas vertentes do
ponto de equilíbrio. Confira a seguir!
Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil
Após entender melhor do que se trata o ponto de equilíbrio e como é feito o seu cálculo, também se torna fundamental compreender algumas das suas variações.
A primeira delas é o contábil, que também é um dos conceitos mais simples de ser entendido. O foco é dividir o valor referente aos gastos (custos + despesas fixas) pela margem de contribuição.
Desse modo, o resultado obtido se refere à receita necessária para bancar os custos da empresa.
Além disso, também temos o
ponto de equilíbrio financeiro, no qual a diferença se encontra na exclusão das despesas desembolsáveis e depreciação de ativos dos custos fixos. Deve-se levar em consideração apenas o dinheiro que sai do caixa da empresa.
Por fim, também temos o
ponto de equilíbrio econômico, onde deve-se acrescentar o custo de oportunidade à soma.
Agora que você já obteve informações relevantes sobre este assunto, que tal colocá-lo em prática? Otimizar a gestão financeira da sua empresa é uma das principais formas de se consolidar no mercado.
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