Sua empresa deve crescer? Quando tomar essa decisão

Time de Conteúdo • 21 de maio de 2021

Sua empresa deve crescer? Quando tomar essa decisão

Conforme o tempo passa e os processos internos de uma organização passam a ocorrer de forma mais eficiente, a cartela de clientes aumenta, os lucros crescem e surgem novas necessidades.


E, aos poucos, o empreendedor vislumbra novos caminhos para trilhar. Apesar dos sinais acima estarem apontando para um ritmo de crescimento, é importante ter cautela.


Deste modo, é preciso ter certeza se os indicadores são de fato sinais seguros de crescimento. Isso porque,  tomar essa decisão sem os devidos preparos como, planejamento, orçamento empresarial e bom capital de giro, podem trazer inúmeros prejuízos.


Por isso,
a DRE Contábil criou este artigo pensando nos empreendedores que sentem que talvez seja o momento no qual a sua empresa deve crescer, mas ainda não tem certeza.


Sendo assim, venha ler o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Leia também:
Gestão financeira: Entenda os benefícios da terceirização financeira


5 sinais que sua empresa deve crescer

Compreender qual é o momento no qual uma empresa deve crescer é de fundamental importância para seguir um caminho mais seguro.


Deste modo, acompanhe a seguir alguns dos principais sinais que indicam tal necessidade.


Você não é mais capaz de administrá-la sozinho


Se o trabalho aumentou consideravelmente e você não é mais capaz de lidar com todas as atividades como antes, é mais do que preciso delegar funções!


Neste momento, é fundamental distribuir tarefas a profissionais qualificados, para que  possa se preocupar com questões mais estratégicas, como por exemplo no core business de seu negócio.


Dessa forma, é possível corrigir falhas, redirecionar ações e otimizar os processos da empresa.


  1. Precisa de especialistas de diferentes áreas

Muitas vezes, essa necessidade surge quando o objetivo é tornar a empresa mais competitiva, os serviços e produtos mais refinados ou quando a gestão se torna mais complexa.


Se a sua empresa possui estrutura para contratar profissionais especializados, quer dizer que além de estar pronta, a
empresa já começou a crescer.


  1. Conquista da estabilidade

Quando uma empresa já possui uma boa base de clientes, significa que seus serviços e produtos são de relevância em seu  mercado. Se torna possível trabalhar uma boa margem de lucro, a fim de alcançar uma maior estabilidade financeira.


Sendo assim, para que uma empresa possa crescer de maneira estruturada, o gestor pode investir na
escalabilidade de seus processos. Possibilitando a melhoria da lucratividade da empresa, sem que necessariamente apresente aumento em seus custos. 


Acompanhe também o nosso artigo:
Tipos de sociedade: conheça as opções para registrar o seu negócio.


  1. Análise de indicadores financeiros mais complexos para fazer diagnósticos

Quando os cálculos se tornam mais complexos e a contabilidade fica mais rebuscada, é um grande sinal de crescimento.


Esse sintoma de crescimento vem rotineiramente acompanhado da necessidade de novas contratações.


Além disso, quando os indicadores ficam mais complexos, é preciso repensar os procedimentos internos e as mudanças a serem implementadas.


São indicadores financeiros, a serem analisados:

  • Liquidez Corrente (LC);
  • Liquidez Seca (LS);
  • Liquidez Imediata (LI);
  • Liquidez Geral (LG);
  • Retorno Sobre Investimento (ROI);
  • Retorno Sobre Patrimônio (ROE); 
  • Margem Operacional;
  • Margem EBITDA;
  • Indicadores de Estrutura de Capital.

 

Portanto, é preciso contar com apoio de profissionais contábeis, a fim de  entender a relação entre os resultados apresentados em cada indicador.

 




  1. Necessidade de criar uma cultura corporativa

O último sintoma é o crescimento acelerado do time. Ou seja, a quantidade de funcionários aumentou e você não é mais capaz de acompanhar de perto todos os setores.


Desta maneira, diante de um cenário como o citado acima, chegou o momento no qual a sua
empresa deve crescer.


Próximos passos para o crescimento

Todo o crescimento de uma empresa, deve ter como orientação a criação de um planejamento estratégico eficiente. Isso porque, por meio dele, serão traçadas as metas, objetivos, ações e cronogramas.


Posteriormente, essas estratégias serão avaliadas de maneira mensal, trimestral e anualmente.


Antes de elaborar um planejamento estratégico e colocá-lo em prática, é necessário que o empreendedor leve alguns fatores em consideração. Confira quais são:


Cálculos dos custos

Faça um raio x da situação financeira da empresa, identifique os riscos relacionados à expansão, potenciais problemas logísticos, legais e contratuais.


Coloque por escrito todos os processos novos de crescimento da empresa e não se esqueça de estudar seu posicionamento no mercado, concorrência e
público-alvo.


Além disso, veja se existem recursos o suficiente para execução das melhorias.


Confira também o nosso conteúdo sobre:
Tributação no e-commerce: entenda os impostos específicos.


Linha Contábil

Análise a situação financeira da empresa, faça um diagnóstico das suas contas. Por meio desta avaliação, o empreendedor será capaz de aferir se sua empresa está apresentando custos elevados. 


Na linha contábil, também é possível saber se há dívidas pendentes, como financiamentos e empréstimos, que podem diminuir o valor a ser investido. 


Defina prioridades

Após as análises e avaliações, se torna possível identificar quais são os principais pontos de mudança, colocando o que realmente interessa como prioridade.


Dessa forma, verificar quais setores precisam de melhoria, assim como quais são os processos que devem ser otimizados, se existe ou a necessidade de realizar novas contratações são algumas das prioridades que podem ser encontradas.


Invista em Marketing e Publicidade

Conforme os recursos aumentam e os investimentos são realizados, chega o momento de ampliar a base de clientes e até mesmo conquistar novos públicos.


Deste modo, é preciso investir em visibilidade e fazer sua marca presente onde o cliente está e no momento em que ele mais precisa.


Invista em marketing digital, ações promocionais e no relacionamento do cliente, fortalecendo a reputação e a imagem da sua empresa no mercado.


Para
crescer com segurança e garantir bons resultados, é necessária uma abordagem contábil certeira especializada. A DRE contábil oferece serviços de consultoria e assessoria financeira, contábil e trabalhista!


Sendo assim, você pode crescer contando com o suporte de profissionais especializados em contabilidade para e-commerce, indústria, MEI, prestadores de serviço e transportadoras.


Aproveite para
entrar em contato conosco e, assim, descobrir como nós podemos te ajudar!


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