Sua empresa deve crescer? Quando tomar essa decisão
Sua empresa deve crescer? Quando tomar essa decisão
Conforme o tempo passa e os processos internos de uma organização passam a ocorrer de forma mais eficiente, a cartela de clientes aumenta, os lucros crescem e surgem novas necessidades.
E, aos poucos, o empreendedor vislumbra novos caminhos para trilhar. Apesar dos sinais acima estarem apontando para um ritmo de crescimento, é importante ter cautela.
Deste modo, é preciso ter certeza se os indicadores são de fato sinais seguros de crescimento. Isso porque, tomar essa decisão sem os devidos preparos como, planejamento, orçamento empresarial e bom capital de giro, podem trazer inúmeros prejuízos.
Por isso,
a DRE Contábil
criou este artigo pensando nos empreendedores que sentem que talvez seja o
momento no qual a sua empresa deve crescer, mas ainda não tem certeza.
Sendo assim, venha ler o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Leia também:
Gestão financeira: Entenda os benefícios da terceirização financeira
5 sinais que sua empresa deve crescer
Compreender qual é o momento no qual uma empresa deve crescer é de fundamental importância para seguir um caminho mais seguro.
Deste modo, acompanhe a seguir alguns dos principais sinais que indicam tal necessidade.
Você não é mais capaz de administrá-la sozinho
Se o trabalho aumentou consideravelmente e você não é mais capaz de lidar com todas as atividades como antes, é mais do que preciso delegar funções!
Neste momento, é fundamental distribuir tarefas a profissionais qualificados, para que possa se preocupar com questões mais estratégicas, como por exemplo no core business de seu negócio.
Dessa forma, é possível corrigir falhas, redirecionar ações e otimizar os processos da empresa.
Precisa de especialistas de diferentes áreas
Muitas vezes, essa necessidade surge quando o objetivo é tornar a empresa mais competitiva, os serviços e produtos mais refinados ou quando a gestão se torna mais complexa.
Se a sua empresa possui estrutura para contratar profissionais especializados, quer dizer que além de estar pronta, a empresa já começou a
crescer.
Conquista da estabilidade
Quando uma empresa já possui uma boa base de clientes, significa que seus serviços e produtos são de relevância em seu mercado. Se torna possível trabalhar uma boa margem de lucro, a fim de alcançar uma maior estabilidade financeira.
Sendo assim, para que uma empresa possa crescer de maneira estruturada, o gestor pode investir na
escalabilidade de seus processos. Possibilitando a melhoria da lucratividade da empresa, sem que necessariamente apresente aumento em seus custos.
Acompanhe também o nosso artigo:
Tipos de sociedade: conheça as opções para registrar o seu negócio.
Análise de indicadores financeiros mais complexos para fazer diagnósticos
Quando os cálculos se tornam mais complexos e a contabilidade fica mais rebuscada, é um grande sinal de crescimento.
Esse sintoma de crescimento vem rotineiramente acompanhado da necessidade de novas contratações.
Além disso, quando os indicadores ficam mais complexos, é preciso repensar os procedimentos internos e as mudanças a serem implementadas.
São indicadores financeiros, a serem analisados:
- Liquidez Corrente (LC);
- Liquidez Seca (LS);
- Liquidez Imediata (LI);
- Liquidez Geral (LG);
- Retorno Sobre Investimento (ROI);
- Retorno Sobre Patrimônio (ROE);
- Margem Operacional;
- Margem EBITDA;
- Indicadores de Estrutura de Capital.
Portanto, é preciso contar com apoio de profissionais contábeis, a fim de entender a relação entre os resultados apresentados em cada indicador.
Necessidade de criar uma cultura corporativa
O último sintoma é o crescimento acelerado do time. Ou seja, a quantidade de funcionários aumentou e você não é mais capaz de acompanhar de perto todos os setores.
Desta maneira, diante de um cenário como o citado acima, chegou o momento no qual a sua
empresa deve crescer.
Próximos passos para o crescimento
Todo o crescimento de uma empresa, deve ter como orientação a criação de um planejamento estratégico eficiente. Isso porque, por meio dele, serão traçadas as metas, objetivos, ações e cronogramas.
Posteriormente, essas estratégias serão avaliadas de maneira mensal, trimestral e anualmente.
Antes de elaborar um planejamento estratégico e colocá-lo em prática, é necessário que o empreendedor leve alguns fatores em consideração. Confira quais são:
Cálculos dos custos
Faça um raio x da situação financeira da empresa, identifique os riscos relacionados à expansão, potenciais problemas logísticos, legais e contratuais.
Coloque por escrito todos os processos novos de crescimento da empresa e não se esqueça de estudar seu posicionamento no mercado, concorrência e
público-alvo.
Além disso, veja se existem recursos o suficiente para execução das melhorias.
Confira também o nosso conteúdo sobre:
Tributação no e-commerce: entenda os impostos específicos.
Linha Contábil
Análise a situação financeira da empresa, faça um diagnóstico das suas contas. Por meio desta avaliação, o empreendedor será capaz de aferir se sua empresa está apresentando custos elevados.
Na linha contábil, também é possível saber se há dívidas pendentes, como financiamentos e empréstimos, que podem diminuir o valor a ser investido.
Defina prioridades
Após as análises e avaliações, se torna possível identificar quais são os principais pontos de mudança, colocando o que realmente interessa como prioridade.
Dessa forma, verificar quais setores precisam de melhoria, assim como quais são os processos que devem ser otimizados, se existe ou a necessidade de realizar novas contratações são algumas das prioridades que podem ser encontradas.
Invista em Marketing e Publicidade
Conforme os recursos aumentam e os investimentos são realizados, chega o momento de ampliar a base de clientes e até mesmo conquistar novos públicos.
Deste modo, é preciso investir em visibilidade e fazer sua marca presente onde o cliente está e no momento em que ele mais precisa.
Invista em marketing digital, ações promocionais e no relacionamento do cliente, fortalecendo a reputação e a imagem da sua empresa no mercado.
Para
crescer com segurança e garantir bons resultados, é necessária uma abordagem contábil certeira especializada. A
DRE contábil oferece serviços de consultoria e assessoria financeira, contábil e trabalhista!
Sendo assim, você pode crescer contando com o suporte de profissionais especializados em contabilidade para e-commerce, indústria, MEI, prestadores de serviço e transportadoras.
Aproveite para
entrar em contato conosco e, assim, descobrir como nós podemos te ajudar!
Não se esqueça também de seguir as nossas
redes sociais e acessar o nosso
blog para acompanhar outros conteúdos!
Contate-nos
