Contabilidade para e-commerce: por que contar com a DRE

Time de Conteúdo • 12 de setembro de 2022

O setor de vendas feitas pela internet cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Durante a pandemia, as vendas online atingiram um patamar inédito, e desde então as compras por meio do computador se tornaram uma realidade para grande parte da população brasileira.


Um estudo publicado em 2020
mostrou que 83% das famílias brasileiras têm acesso à internet. 


Por isso, empresas de todos os segmentos têm se voltado para o e-commerce como uma forma de ampliar suas vendas e conquistar clientes de várias partes do Brasil e até do mundo, já que na internet as possibilidades de contato são muito maiores.


Pensando nisso, você, empreendedor que já utiliza a internet para alavancar suas vendas, continue com a gente e entenda como a
DRE Contábil pode ajudar você a ampliar o seu negócio.


Se você está pensando em dar início a um empreendimento virtual, também pode encontrar dicas valiosas com nossos especialistas e entender mais sobre a
contabilidade para e-commerce. Por isso, desejamos a todos uma boa leitura!


Quais são os principais pontos a serem observados na contabilidade para e-commerce?

Quando falamos em comércio virtual, muitas pessoas pensam somente na venda de produtos por meio da Internet. Isso acontece porque realmente as compras virtuais tiveram um crescimento exponencial, como dissemos na introdução do nosso texto.


Porém, o que muitos empreendedores têm visto é uma crescente procura por serviços e produtos que não se enquadram na categoria simples de compra e venda, modelo de negócio de grandes redes, como a
Amazon e o Mercado Livre, por exemplo.


Para que se possa compreender as possibilidades oferecidas pela internet, separamos alguns modelos de negócio altamente rentáveis e que podem ser seguidos por qualquer empreendedor.


 Acompanhe com a gente.


  • E-commerce: aqui estão as lojas virtuais. São as grandes redes e muitos consideram as principais responsáveis pela alta da negociação virtual;
  • Assinatura: os serviços de streamings, muito procurados atualmente. Este modelo funciona com um pagamento mensal debitado dos consumidores. É possível oferecer também produtos, como vinhos, a serem selecionados por especialistas e entregues aos clientes uma vez ao mês, por exemplo;
  • Infoprodutos: neste caso, clientes têm acesso a um conhecimento por meio da internet. São cursos, e-books ou mesmo livros negociados de maneira online;
  • Marketplace: são suportes para que empreendedores possam vender sem muita preocupação em parceria com a estrutura de um site, por exemplo. Com modelos prontos, o cadastro e as vendas se tornam muito mais fáceis e intuitivas;
  • Software as a service: o termo se refere ao desenvolvimento de softwares em geral. As contratações podem ser feitas online e o trabalho também é realizado à distância;
  • Social commerce: esta pode ser uma novidade para alguns empreendedores, mais jovens já têm adotado a estratégia para alavancar seus lucros. Por meio do social commerce, as redes sociais são utilizadas e podem até mesmo substituir outros suportes de venda. O Instagram é um bom exemplo disso.


Aproveite para aprender mais sobre:
Como abrir uma empresa para atuar no mercado digital. 


Principais impostos pagos por uma e-commerce


Confira agora quais são os principais impostos pagos pelo e-commerce. Atenção: estes impostos podem variar de acordo com os produtos comercializados e regime tributário enquadrado. 


  • Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ);
  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).


Qual a importância da contabilidade para e-commerce?

O modelo de negócios feito exclusivamente para a internet oferece muitas vantagens. Uma delas é a facilidade com que são feitas as negociações. Não há, por exemplo, um contato frequente com os consumidores e toda a negociação é resolvida muitas vezes no próprio site ou canal escolhido para efetuar a venda.


Apesar de oferecer uma facilidade maior de negociação e de transações tributárias, os empreendimentos virtuais também ganham muito ao contar com profissionais do ramo da contabilidade. 


Isso porque há muitas vantagens em poder contar com quem tem experiência na área de tributação voltada para ambientes digitais.


Por exemplo, para quem está começando um negócio, é importante contar com uma assessoria para entender como
abrir uma empresa para atuar no ambiente digital. 


E mesmo para empresários já experientes, estar de acordo com a legislação tributária vigente contribui para estruturar sua empresa da forma certa, agilizando processos e economizando dinheiro no caminho.


Confira também:
Contabilidade para negócios digitais: por que contratar e quais vantagens?


Como a DRE Contábil pode ajudar o seu e-commerce

Empreendedor, existem diversas medidas que devem ser adotadas em seu empreendimento, para que ele possa crescer de forma estruturada e saudável.


Dentre elas, a elaboração de um planejamento contábil eficaz, que tem como principal objetivo assegurar o cumprimento de todas as operações e obrigações de forma assertiva. 


Confira agora, por que contar com a nossos serviços de
contabilidade para e-commerce: 


  • Definição do regime tributário ideal; 
  • Conhecimento dos períodos de apuração da tributação para e-commerce;
  • Conhecimento do lucro;
  • Organização dos documentos e registros contábeis; 
  • Controle financeiro e do fluxo de caixa.



A DRE Contábil tem o suporte que você precisa


A sua empresa está dentro de alguma das descrições que elencamos nas variedades de e-commerce? Você planeja começar a vender no ambiente online? Se você procura um profissional para te ajudar a organizar sua empresa, pode contar com a DRE.


Nossa empresa possui uma vasta experiência com empresas da área digital. Nossos profissionais já trabalharam com companhias dos mais diversos ramos e têm know-how para atender seu empreendimento. 


Por isso, você pode contar com a gente. Abaixo você pode conferir alguns de

 nossos diferenciais oferecidos.


• Contabilidade Digital e Presencial (em nossa sede);

• Seus Impostos pelo Portal do Cliente, através da web ou app no celular;

• Controle e gerenciamento de notas fiscais (saída e entrada), através de um portal exclusivo;

• Suporte por telefone, e-mail ou WhatsApp;

• Pró-Labore/Sócios incluso na mensalidade.


Entre em contato
com nossa equipe e saiba como podemos contribuir para que sua empresa digital se destaque no mercado.   


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Aproveite para conferir mais em:
Passo a passo para emitir Nota Fiscal para seu e-commerce. 


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Precificar um produto corretamente é um dos maiores desafios no e-commerce. Muita gente calcula o preço com base apenas no custo de aquisição e uma margem de lucro desejada, mas esquece de considerar impostos, taxas de plataformas, custos operacionais e outros detalhes que fazem toda a diferença na lucratividade final. Se você tem uma loja virtual ou vende em marketplaces, este conteúdo é essencial para garantir que você não esteja vendendo no prejuízo sem perceber. 🧮 O que compõe o preço de venda? O preço de venda precisa cobrir todos os custos diretos e indiretos, além de gerar lucro. Veja os principais elementos: 1. Custo do produto (compra ou fabricação) 2. Impostos (Simples Nacional, ICMS, ISS, etc.) 3. Taxas de marketplaces e meios de pagamento 4. Frete (quando for por conta do lojista) 5. Custos operacionais (armazenagem, embalagem, marketing, equipe, sistemas) 6. Margem de lucro desejada 📦 Exemplo prático de cálculo Imagine que você venda um produto que custa R$ 50,00 para você, e quer vendê-lo com 50% de margem de lucro. Mas antes, você precisa somar os encargos: • Impostos (Simples Nacional): 6% • Taxa do marketplace: 16% • Taxa do meio de pagamento: 4% • Outros custos (embalagem, marketing etc.): 5% Total de encargos: 31% Se você simplesmente aplicar 50% sobre o custo, o preço seria R$ 75,00. Mas com 31% de encargos, você teria: • R$ 75 x 31% = R$ 23,25 de custos variáveis • Sobram R$ 51,75 - R$ 50,00 (custo de aquisição do produto) = R$ 1,75 (quase nada de lucro). Ou seja, na prática, seu lucro é consumido por encargos. 📌 Como calcular corretamente Use a fórmula da margem de contribuição para definir o preço ideal: Preço de venda = Custo / (1 - % de encargos - % de lucro desejado) Usando o exemplo acima:  • Custo: R$ 50 • Encargos: 31% (0,31) • Lucro desejado: 30% (0,30) Cálculo: Preço = custo / (1 - alíquota de encargos - alíquota de lucro desejado) Preço = 50 / (1 - 0,31 - 0,30) = 50 / 0,39 = R$ 128,21 Esse seria o preço mínimo para garantir sua margem de 30% após todos os encargos. 💡 Dicas Finais • Revise seu preço periodicamente, principalmente se estiver nos marketplaces (as taxas mudam). • Use planilhas ou sistemas de precificação automática para facilitar. • Considere promoções com estratégia, sabendo o impacto real no seu lucro. • Converse com um contador especializado em e-commerce — ele pode ajudar a otimizar sua carga tributária e aumentar sua margem. Vender online é ótimo, mas só vale a pena se for lucrativo. Precificar sem considerar todos os custos é um erro comum que afeta a saúde financeira da sua operação. Faça contas, simule cenários e tome decisões embasadas. Assim, seu e-commerce cresce de forma sustentável.
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