Passo a passo para emitir Nota Fiscal para seu e-commerce
Emitir nota fiscal para e-commerce é uma dúvida recorrente entre os empreendedores. Por isso, criamos este conteúdo para trazer mais informações sobre como realizar a emissão de nota fiscal da sua empresa.
Muitos empresários que estão iniciando no empreendedorismo não sabem que, realizar a
emissão da nota fiscal é fundamental para garantir que a empresa opere de forma regularizada. Afinal, os produtos não podem circular sem este documento.
Se você possui ou pretende abrir um
e-commerce, leia o artigo abaixo até o final e veja o
passo a passo para
emitir nota fiscal para o seu e-commerce. Aproveite a leitura!
O que é uma nota fiscal online?
Quem é ou pretende se tornar um empreendedor digital, já deve ter ouvido falar da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Um documento emitido de forma digital responsável por registrar todas as vendas realizadas. Este é aquele documento que chega junto do produto à casa do cliente, podendo ser entregue também de forma virtual.
A sua emissão pode ser feita de forma digital. Veja no tópico a seguir quem pode realizar a
emissão de nota fiscal.
Aproveite e leia em seguida:
Tributação de Produtos Digitais: Entenda como funciona.
Quem pode emitir nota fiscal eletrônica?
As NF-e podem ser emitidas por qualquer organização que possua um CNPJ ativo. É importante mencionar, ainda, sobre o funcionamento da emissão da nota fiscal.
Para
emitir nota fiscal de forma eletrônica é necessário fazer um certificado digital e cadastrar a sua empresa no
site da Sefaz, Secretaria da Fazenda.
As notas podem ser emitidas tanto pelo gestor, quanto por algum profissional encarregado. Para os leigos a emissão de
nota fiscal
pode parecer apenas uma burocracia, entretanto, as boas práticas neste sentido garantem mais segurança jurídica e tributária para a empresa.
Qual a importância da emissão de nota fiscal para e-commerce?
A emissão de nota fiscal para e-commerce tem a função de comprovar a origem da mercadoria. Para a Receita Federal, essa medida é ideal para gerir o pagamento de tributos.
Além disso,
a emissão de nota fiscal no e-commerce é crucial para que o lojista solicite o seguro em caso de problemas na entrega da mercadoria.
Outro ponto a destacar é que caso haja fiscalizações em algumas rotas de envio se o empreendedor precisa apresentar a nota fiscal em algum momento e não a tiver em mãos, ele pode ter problemas.
Quais são as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica?
As Notas Fiscais Eletrônicas ou NF-e, nasceram com o objetivo de simplificar e trazer mais praticidade para os empreendedores. Isso porque, elas oferecem diversas vantagens aos e-commerces e lojas virtuais. Confira a seguir algumas de suas funcionalidades:
- Pode ser enviada por e-mail;
- Diminui gastos com tinta e papel para impressão;
- Armazenamento online sem ocupar espaço físico;
- Assim, podem ser acessadas de forma remota;
- Facilidade para envio e correção de notas com erros.
Como o leitor pôde perceber, só existem vantagens ao adotar um sistema de
Notas Fiscais
Eletrônicas. Então agora é o momento de aprender o
passo a passo para fazer emissão da nota fiscal para o seu e-commerce. Vamos lá?
Passo a passo para fazer a emissão de notas fiscal para e-commerce
1° passo: fazer a inscrição no CNPJ
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica deve ser feito pelo site da Receita Federal. O número de CNPJ funciona como uma espécie de certidão de nascimento do seu negócio. Quem é MEI e deseja emitir nota fiscal deverá fazer este cadastro pelo Portal do Empreendedor.
Com o cadastro em mãos, as próximas etapas podem ser aplicadas para qualquer modelo de empresa.
2° passo: obter um certificado digital
Quando o assunto é e-commerce devem ser emitidas notas fiscais eletrônicas, pensando em garantir a segurança de toda a transação é preciso realizar a emissão do certificado digital.
O qual também tem como funcionalidade, o envio dos dados das notas emitidas pela sua empresa em tempo real para o governo. Uma facilidade que otimiza duas funções em uma.
O certificado digital pode ser emitido com facilidade por uma autoridade certificadora. É importante lembrar que ela deve ser credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, ICP-Brasil.
3° passo: credenciar na Secretaria da Fazenda
De posse do certificado você precisará se credenciar na Secretaria da Fazenda e em seguida fazer a instalação de uma plataforma em seu computador para emissão das notas.
O software é oferecido ao estado de forma gratuita, porém, a emissão de notas por ele é feita de forma manual.
Caso o empreendedor tenha interesse em gastar um pouco mais, é possível optar por emissores que funcionam de forma automatizada.
4° passo: fazer a integração com a plataforma do seu e-commerce
O sistema de notas fiscais deve ser integrado à sua loja virtual. Caso o volume de vendas do e-commerce seja pequeno, essa integração pode ser feita por você.
No entanto, caso o volume venha aumentar nos próximos meses pode ser que seja necessário contratar um funcionário ou implantar um sistema próprio para integração das plataformas.
No geral, as plataformas oferecem recursos valiosos aos empreendedores como por exemplo sistemas de classificação de notas fiscal por tipo de produto, ferramentas para gestão do setor fiscal entre outras facilidades.
O que não pode faltar na nota fiscal do e-commerce?
No momento de elaborar a sua nota fiscal para que o documento esteja de acordo com o que as determinações dos órgãos fiscalizadores é preciso que ele contenha as seguintes informações:
- Nome do negócio;
- Número do CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Endereço da empresa;
- Valor total do produto ou serviço.
Além disso, no espaço para dados do cliente o empresário deve incluir:
- CPF ou CNPJ do consumidor;
- Endereço completo do mesmo;
- E-mail e telefone.
Todos estes dados devem ser solicitados no formulário de compra. Agora você já está preparado para seguir adiante com os negócios com mais segurança jurídica e garantia de emitir notas de forma correta.
Se você deseja emitir o
certificado digital do seu e-commerce com segurança em uma instituição autorizada pela credenciada pela ICP-Brasil, então entre em
contato com os profissionais da
DRE Contábil.
Somos uma contabilidade localizada na cidade de Guarulhos, na estrada desde 2014, nossos profissionais são especializados na prestação de serviços de
contabilidade para e-commerce.
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