A transformação digital vem trazendo soluções cada vez mais inteligentes para a vida em sociedade, levando avanços ao mercado de trabalho como a automatização de processos e aplicação carta de ofertas tanto de produtos quanto serviços em uma velocidade muito superior que qualquer outra era.
Uma das maiores comodidades proporcionadas à sociedade e pela aceleração digital foi o impacto no setor de comércios com o surgimento dos e-commerces, modelo virtual de vendas que atingiu um marco histórico no Brasil em 2022, com um
aumento de 785% no faturamento só no primeiro semestre daquele ano.
Se utilizando dos meios digitais, os e-commerces vencem as barreiras geográficas e levam uma grande variedade de produtos e serviços aos consumidores em qualquer lugar do país, via um modelo de negócio de fácil formalização para o empreendedor.
Entretanto, por poder conduzir negócios de modo autônomo e a partir de casa, muitas pessoas não se formalizam devidamente, e operam como pessoas físicas nestas plataformas.
Por isso, os consultores da
DRE Contábil,
especializados neste modelo de negócios, prepararam este artigo para você compreender os
riscos de operar um e-commerce como pessoa física.
Tenha uma boa leitura!
E-commerces são negócios comerciais, estruturados para operar 100% nas plataformas digitais. Neste modelo de negócio, todas as interações empresa-cliente e transações comerciais acontecem por meio de ferramentas tecnológicas: desde a publicidade, a escolha do produto ou serviço, chegando até a finalização do pedido efetivo e pagamento.
Além disso, as ferramentas on-line também favorecem que as campanhas de marketing aconteçam por meios digitais, alcançando grande abrangência com investimentos módicos. Dessa forma, grande parte dos consumidores passam a conhecer a marca, e criam identidade com seus valores, por meio das relações via web.
Portanto, uma das principais características de um e-commerce
é a ampla abrangência do modelo de trabalho por meio digitais, com burocracias menores que as existentes para um estabelecimento físico.
Existem diversos modelos de
e-commerces, com dinâmicas mercadológicas distintas entre si.
Alguns importantes exemplos são:
Neste sentido vale ainda considerar os formatos de negócio possível, que podem ser
mobile commerces,
social commerces,
chat commerces, etc., que facilitam a realização de vendas a qualquer horário.
Lojas virtuais, muitas vezes, são confundidas com e-commerces, mas, na verdade, são apenas uma parte do processo. Se restringem à exibição das ofertas em um site ou portal de vendas, se posicionando no ambiente on-line como o showroom de uma loja física.
Marketplaces também se configuram como uma alternativa diferenciada. Eles operam como uma espécie de shopping on-line: oferecem uma plataforma comum que concentra diversas lojas em uma só estrutura on-line.
Eles possuem dinâmica, formato e política. Além disso, oferecem a vantagem de uma estrutura pronta, bastando cadastrar-se para catalogar produtos. Entretanto, uma parcela dos lucros são absorvidas pela plataforma.
Estes investimentos devem ser planejados conforme algumas variáveis, como objetivos de mercado, porte da empresa, tipo de segmento e o público-alvo que atende, dentre outras.
Obter o suporte de uma contabilidade especializada no segmento é um diferencial estratégico para potencializar vendas. Por isso, esse é o momento de você compreender quais os riscos e desvantagens
de operar um e-commerce como pessoa física.
Continue a leitura para saber mais!
Muitos empreendedores — sobretudo aqueles que começaram recentemente um e-commerce — tendem a temer que a tributação sobre um empreendimento formalizado pode impedir o crescimento da empresa e significar a falência nos negócios.
Por essa razão, optam por operar como pessoa física. Todavia, esta escolha pode acarretar, na verdade, em impostos ainda mais altos, redução das oportunidades de mercado e até mesmo no risco de esbarrar em conflitos com a Receita Federal.
Confira quais são os riscos mais comuns ao não
abrir um CNPJ para seu
e-commerce!
Caso o seu e-commerce opere como pessoa física, os rendimentos oriundos das destas vendas são taxados progressivamente pelo Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF), com alíquotas que podem chegar a 27,5% para transações acima de R$4.664,68.
Por outro lado, se você opera no Simples Nacional, estes valores ficam entre 4% para faturamentos anuais acima de R$180 mil e 19% a partir de R$3,6 milhões. O limite de enquadramento no Simples Nacional é de R$4,8 milhões.
Um e-commerce não está sujeito apenas a problemas com a Receita Federal. Impostos como ICMS, ISS, PIS e Cofins, por exemplo, podem colocar as atividades do negócio no radar de estados e municípios também.
Assim, se detectadas ações de ilícitos tributários pela não formalização ou inadequação de operações, as multas podem chegar a 150% do valor devido por tributo não recolhido. O processo apura toda a movimentação fiscal da empresa dos últimos 5 anos.
Ainda, se enquadrado na
Lei de Sonegação Fiscal, o empresário pode sofrer de bloqueio de bens até pena de reclusão, de seis meses a cinco anos.
Colocar seu e-commerce para operar sem emitir notas ficais, além de poder configurar um negócio ilegal frente aos órgãos de fiscalização, reduz a credibilidade frente a stakehoders.
Isso afeta o potencial de vendas e limita a possibilidade de trabalhar com a maioria das modalidades de entrega, limitando seu alcance a de vendas a uma região muito pequena.
Agora que você já conhece as desvantagens de atuar como pessoa física no seu e-commerce, que tal obter o apoio de uma contabilidade especializada para seu processo de formalização?
Fundada em 2014, a
DRE Contábil é uma empresa especializada no segmento de e-commerces. Oferecemos uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada para garantir as melhores
soluções contábeis, fiscais e regulatórias.
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