Empreendedorismo digital: 5 passos para ter um negócio online
A era da Informação, que se iniciou no final do século XX, marcou uma grande alteração nos modelos industriais e econômicos do mundo, com mudanças significativas na forma como as relações comerciais acontecem.
Uma dessas alterações foi o surgimento dos empreendimentos virtuais, que são empresas cujo funcionamento ocorre majoritariamente em ambiente virtual.
Essa inovação empresarial já não é mais tão novidade assim, mas ainda existem empreendedores que não sabem as vantagens dessa modalidade de negócio e como estruturá-la.
Por isso, preparamos esse material com 5 passos para você que está considerando aderir ao
empreendedorismo digital.
Você também pode se interessar por:
Tributação de Infoprodutos: conheça os principais e como se adequar.
O que é empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital é um modelo de empreendedorismo onde as transações acontecem exclusivamente em ambiente virtual, por meio da internet. Assim, é possível oferecer produtos e serviços de maneira 100% digital.
Esse modelo de empreendedorismo foi mais uma das transformações proporcionadas pela evolução tecnológica experienciada pela humanidade nos últimos anos, que transformou completamente como as pessoas se relacionam com as marcas e com o próprio consumo. Além disso, a democratização do acesso à internet foi fundamental para a ascensão do
empreendedorismo digital.
Algumas das formas mais comuns de
empreendedorismo digital são os e-commerce, as assinaturas, os dropshippings e os marketplaces.
Vantagens do empreendedorismo digital
Processos menos burocráticos
O processo de legalização de empresas no Brasil pode ser mais ou menos burocrático, a depender do local de abertura da empresa, pois envolve a realização de uma série de registros e a emissão de diversos documentos.
Se tratando do
empreendedorismo digital, entretanto, esses processos são mais facilitados, visto que essas empresas não precisam solicitar uma série de alvarás relacionados à locação onde a empresa atua.
Baixo custo inicial
Iniciar um empreendimento digital também é mais barato do que as empresas tradicionais. Isso ocorre porque o empreendedor digital não tem que arcar com uma série de custos, como o de locação de espaço físico ou emissão dos alvarás de funcionamento.
Pode ser necessário investir em um espaço físico para guardar o estoque, dependendo do tipo de negócio escolhido, mas há uma grande economia em infraestrutura e custo com pessoal, uma vez que grande parte do trabalho pode ser feita por você com o auxílio de um computador.
Extensa carteira de clientes disponível
A democratização do acesso à internet fez com que o alcance dos empreendimentos digitais se estendesse consideravelmente, já que, em 2021, a pesquisa TIC Domicílios apontou que 82% dos lares brasileiros contavam com acesso à internet.
Assim, por estarem localizados no meio virtual, os empreendimentos digitais podem atender a clientes de muitas localidades, sem barreiras geográficas, impossibilitando a realização da transação.
Alta escalabilidade
Por apresentar custos reduzidos e ter a possibilidade de atingir um número muito expressivo de consumidores, os empreendimentos digitais são muito escaláveis.
No empreendimentos digitais, é necessário investir menos para atingir mais pessoas, uma vez que qualquer pessoa com acesso a está apta a adquirir os seus serviços ou produtos, e os custos para chegar a mais pessoas online são muito mais baixos.
Funcionamento integral
Uma loja virtual realiza o processamento das vendas através de códigos e softwares, sem que seja necessário que alguém receba cada pedido individualmente no momento em que é realizado.
Com isso, os empreendimentos digitais podem realizar vendas a qualquer momento do dia, visto que não é preciso de um vendedor para efetuá-las.
5 passos para ter um empreendimento digital de sucesso
1. Escolha qual tipo de empreendimento digital você deseja iniciar
Como vimos no início do texto, o empreendedorismo digital apresenta um leque de possibilidades a serem exploradas.
Muitos empreendedores acreditam que todo empreendimento digital trata-se de um e-commerce ou marketplace, mas não é verdade. Você pode oferecer cursos, produzir conteúdos remunerados com anúncios, abrir um dropshipping, oferecer produtos por assinatura, entre outras possibilidades.
2. Delimite um nicho de mercado
Como nos empreendimentos tradicionais, o empreendimento digital também exige que você elabore um plano de ação e estude o mercado no qual deseja se inserir. Você não irá oferecer todos os tipos de serviços e produtos online, portanto, escolha um nicho de atuação.
Essa decisão é muito importante e vai influenciar o desempenho do seu negócio. Estude a situação do mercado de negócios digitais e encontre um nicho que pareça promissor e que seja do seu interesse e trace um plano de ação focado nesse
público-alvo.
3. Invista na sua plataforma de vendas
No empreendedorismo digital, um investimento que deve ser feito é na otimização da página de vendas. Otimizar a sua página de vendas é investir na experiência do usuário e aumentar as chances de fidelizá-lo.
Portanto, tenha um site com um design agradável e intuitivo, com carregamento rápido, que facilite as suas vendas. Além disso, ofereça suporte aos consumidores.
4. Invista em marketing digital
Apesar de apresentar condições de abertura facilitadas, o meio digital tem também um mercado altamente competitivo, afinal, muitos empreendedores são atraídos pela praticidade e pelos baixos custos.
Nesse momento, é importante que o empreendedor faça com que sua empresa seja vista e com que pareça mais atrativa do que as demais. Portanto, invista nas melhores práticas de
marketing digital para o seu empreendimento.
5. Conte com o suporte de uma contabilidade especializada
Apesar de menos burocrático, o empreendimento digital ainda configura um modelo de negócios e, por isso, ainda apresenta demandas contábeis.
Principalmente por ser uma modalidade relativamente nova, é interessante que a legalização do empreendimento digital seja acompanhada por uma contabilidade especializada, que entenda as particularidades desses negócios, visto que sua legislação é recente.
Conheça as soluções da DRE Contabilidade!
Se você está interessado em explorar as possibilidades do empreendedorismo digital, precisa conhecer a DRE Contabilidade.
Somos uma empresa focada na criação de soluções contábeis para empresas de diferentes nichos, dentre eles, o do e-commerce. São quase 10 anos acumulando expertise para garantir processos ágeis, personalizados e humanizados para os nossos clientes.
Se está buscando uma contabilidade focada em
empreendedorismo digital, entre em
contato conosco e conheça os nossos serviços.
Tenha acesso a mais conteúdos informativos sobre empreendedorismo, contabilidade e tecnologia no nosso
blog e nas nossas
redes sociais.
Contate-nos
