Empreendedorismo digital: como criar um negócio digital
O empreendedorismo também chegou no ambiente digital! Com o aumento do acesso a ferramentas digitais e tendo em vista a possibilidade de realizar a contratação de mão de obra sob demanda, criar um negócio no ambiente online nunca foi tão fácil.
Ao oferecer produtos e serviços digitais, como uma plataforma de criação de sites, peças gráficas ou até mesmo a criação de aplicativos, é possível ter um modelo de negócio com uma estrutura enxuta, voltado totalmente para a internet.
Porém, seguir por este caminho não se resume em apenas encontrar facilidades, é preciso estar preparado para lidar com constantes desafios.
Além disso, o
empreendedorismo digital
ainda é algo relativamente novo e em construção. Dessa forma, as leis que pautam certas questões ainda não estão totalmente definidas.
Pensando nisso, criamos este conteúdo para ensinar
como criar um negócio digital
de forma estruturada. Vamos lá?
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital se trata basicamente da criação de negócios em um ambiente online. A finalidade é que a maior parte dos processos da empresa ocorram pela internet.
Desse modo, o uso da tecnologia é um aspecto extremamente importante do
negócio digital.
Portanto,
empreender de forma digital
significa comercializar um produto ou serviço no ambiente online.
É possível ter um
negócio digital
por meio da produção de conteúdo, como influenciador digital, por meio da venda de produtos em um
e-commerce ou oferecendo soluções tecnológicas, como fazem as
startups.
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Crescimento do mercado de empreendedorismo digital
Devido aos altos índices de desemprego provocados pela pandemia, empreender de forma digital se tornou uma opção para quem deseja contornar a situação atual.
Além disso, ter um negócio digital é muito menos burocrático, visto que não há a necessidade de realizar investimentos em estrutura física. O trabalho pode ser realizado de casa ou em espaços empresariais colaborativos.
Outro motivo da alavancagem do mercado de empreendedorismo digital
são as mudanças nos hábitos da população mundial. Atualmente, os hábitos de consumo estão relacionados ao ambiente
online,
muito mais do que antes.
Sabe-se que 47% da população mundial está conectada à internet. Contudo, aqui no Brasil este número é ainda maior, 54%.
Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm),
20,2 milhões de consumidores compraram produtos e serviços pela internet pela primeira vez em 2020.
Então, se você deseja aproveitar a bonança do mercado, continue lendo este artigo e aprenda
como criar um negócio digital.
Passo a passo para criar um negócio digital
Conforme dito anteriormente, o processo para a criação de um negócio digital tende a ser barato.
Mas é preciso se preparar para este momento. Afinal, estamos falando sobre a abertura de uma empresa.
Confira, a seguir, o processo para criar um negócio digital.
Escolha um nicho de mercado
Antes de começar um negócio é preciso entender o mercado no qual a sua empresa está inserida, e no empreendedorismo digital isso não é diferente.
A internet é baseada em nichos. Ou seja, o seu público alvo irá procurar por produtos e serviços específicos por meio dos mecanismos de pesquisa. Muitas vezes, sem passar por intermediários.
Por isso, não adianta fornecer uma grande variedade de produtos e serviços, é preciso se situar.
Focar em um nicho facilita a prospecção de clientes e o direcionamento de campanhas e anúncios pagos.
Além disso, trabalhar com um nicho no qual você já possui experiência e conhecimentos prévios pode facilitar ainda mais a criação do seu negócio digital.
Pesquise a demanda de potenciais clientes
Após definir um nicho é preciso determinar: quem são os potenciais clientes da sua empresa, qual é o tamanho do seu mercado e se há tendência de crescimento.
Para tanto, é possível utilizar ferramentas como o Google Trends, SEMRush e Google Keyword Planner.
Por meio dessas ferramentas é possível identificar quais são as necessidades do seu público, quais são os problemas que eles desejam resolver e se o seu negócio oferece as soluções que eles precisam.
Desenhe um modelo de negócios
Existem vários modelos de negócios que podem ser adotados por quem deseja empreender de forma digital. Para facilitar essa escolha, organize as suas ideias e estude os modelos de negócios parecidos com o produto ou serviço que você deseja oferecer.
Elabore uma estratégia de marketing digital
Uma alternativa é adotar técnicas de marketing de conteúdo e anúncios pagos, os quais possibilitaram a prospecção de novos clientes por meio da criação de conteúdos de valor e da exposição do seu produto ou serviço aos clientes mais adequados.
Além disso, ao investir na criação de um perfil para sua empresa nas redes sociais, e de um site responsivo e intuitivo, é possível agregar mais valor e confiabilidade para a sua marca, algo extremamente valioso para quem atua na rede.
Lance um MVP do seu negócio digital
Lançar um mínimo produto viável significa construir uma versão mais simples e enxuta do seu negócio, usando o mínimo de recursos possíveis para entregar a proposta de valor da ideia.
O MVP funciona como um protótipo. Por meio dele o empreendedor será capaz de realizar testes e saber mais sobre o produto e o negócio que está começando.
Escolha uma plataforma para escalar o seu negócio
Nesta etapa o empreendedor já tem uma boa ideia de como será o seu negócio digital. Portanto, é um ótimo momento para começar.
Se o seu negócio envolve a criação de
sites e
marketplaces, mas você não possui esses conhecimentos, a melhor alternativa é adotar uma plataforma pronta.
Como fazer a abertura de um negócio digital?
Com todas as questões estratégicas definidas, é hora de formalizar a empresa. Afinal, o empreendedor digital também possui obrigações fiscais, tributárias e financeiras que devem ser cumpridas à risca.
Se você deseja fazer a
abertura de um CNPJ para o seu negócio digital, devem ser executadas as seguintes etapas:
- Elaboração de um contrato social;
- Definição da natureza jurídica;
- Escolha do regime tributário;
- Registro na junta comercial;
- Obtenção do CNPJ;
- Liberação de licenças e alvarás de acordo com a atividade exercida.
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