Precificação de Produtos: Entenda como calcular o preço de venda
Entender como precificar produtos da maneira correta é essencial para o bom funcionamento do negócio. Entretanto, grande parte dos empreendedores não sabem como fazer o processo de precificação.
Segundo uma
pesquisa realizada pela Startup Preço Certo, com mais de 10 mil empreendedores revelou que 89% das empresas não se sentem confiantes no momento da formação de preço. A incerteza é devida principalmente pela falta de conhecimento sobre técnicas de precificação.
Além disso, é preciso levar em consideração que existem diferenças entre a
precificação de produtos e serviços. Pensando em facilitar a sua vida, criamos este artigo para que você entenda como calcular o preço de venda. Aproveite a leitura!
Leia em seguida:
Empreendedorismo digital: como criar um negócio digital.
O que é preço de venda?
O preço de venda é o valor que se cobra do cliente para que ele possa adquirir ou produto ou serviço da sua empresa.
E apesar de muitas pessoas acreditarem que o preço de venda não precisa ser exato isso é uma falácia. Isso porque, em pequena escala, centavos parecem insignificantes, entretanto, quando se pensa em um grande volume de produtos e serviços cada centavo conta.
Dessa forma, o
preço de venda ideal é aquele que seja suficiente para quitar os custos, as despesas de produção e ainda por cima gerar lucro. No momento de criação do
preço de venda
cria-se a seguinte lógica:
Preço de venda = custos + despesas + lucro
Como definir o preço de venda?
Conforme definido acima, o preço de venda é formado pelos custos, despesas e lucro. Por isso, para entender como ocorre a precificação dos produtos e serviços é necessário entender cada um desses fatores. Confira a seguir como definir o seu preço de venda:
Custos envolvidos
Os custos são gastos relacionados à produção ou fornecimento dos serviços da sua empresa, ou seja, está diretamente ligado à atividade fim do negócio. Sendo caracterizado por gastos como compra de matéria-prima, pagamento de salários, despesas como água e luz, telefone, entre outras necessidades.
Já as despesas são gastos relacionados à obtenção de receita da empresa, mas que não estão envolvidos diretamente na atividade fim do negócio. São exemplos de despesas:
- Aluguel do pavilhão;
- Pró-labore;
- Telefone;
- Comissão de vendedores;
- Materiais de escritório;
- Salários da equipe administrativa;
- Pró-labore;
- Impostos.
Agora que você já sabe como ocorre a formação dos custos, para auxiliar no processo de
precificação vamos entender os conceitos de custo fixo e custo variável.
Custo fixo
O primeiro passo para definir quais são os custos fixos e fazer um pente fino nos custos e despesas da empresa.
Assim é possível analisar quais deles ocorrem com mais frequência. Estes são os custos fixos, compromissos que sua empresa deve arcar todos os meses, não importando as circunstâncias. Geralmente, eles são pagos mensalmente pelo mesmo valor.
São considerados custo fixos:
- Salário dos funcionários;
- Contas de água, luz e telefone;
- Aluguel da loja, entre outros.
Custo variável
Enquanto isso, os custos variáveis dependem da produção e venda de um negócio, ou seja, ocorrem sempre que há necessidade de exercício da atividade fim do negócio. São exemplos de custos variáveis:
- Matéria-prima;
- Embalagens;
- Produtos para fornecimento de serviços;
- Entregas;
- Frentes, entre outros.
Agora que você já compreende esses dois conceitos importantes vamos partir para a prática! Entender de vez como calcular o preço de venda.
Calculando o preço de venda na prática
Para que você possa aprender com tranquilidade criamos um passo a passo:
1°) Some todos os custos fixos: Some todos os custos fixos como aluguel, conta de luz, conta de água, pagamentos de funcionários, materiais de escritório e tudo aquilo que não está diretamente relacionado à atividade fim do negócio.
2°) Divida o custo fixo total pela quantidade de produtos;
3°) Separe os custos variáveis como por exemplo matérias-primas e embalagens;
4°) Caso a sua produção envolve profissionais terceirizados, o piso salarial de cada um deles deve ser incluído nos custos fixos.
5°) Pratique a
margem de lucro desejada, não deixe de calcular impostos e as comissões.
6°) Como todas essas informações em mãos, basta encontrar o Mark up divisor ou MKD, um coeficiente que mostra a quantia cobrada por um produtos para saber seu lucro real.Use a fórmula:
MKD = (100 – CTV) / 100
7°) Com o coeficiente em mãos, utilize a fórmula abaixo e
descubra seu preço de venda ideal:
Preço de vendas = Custo do produto / MKD
Conheça o ponto de equilíbrio da empresa
Uma dica valiosa é conhecer o ponto de equilíbrio do seu negócio, ou seja, o ponto em que todas as despesas foram pagas mas que o lucro ainda não foi gerado.
Neste momento a receita total da empresa se iguala aos custos e despesas. Este número representa o mínimo de receita necessária que a empresa deve ter para que não fique endividada.
O que achou deste
método de precificação? O ajudou a compreender melhor como se dá o processo de precificação?
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