Como funciona para abrir um e-commerce?
O mercado de e-commerce teve um crescimento no momento de pandemia, porém, no ano de 2022 esse tipo de negócio teve um crescimento muito mais acelerado.
Segundo dados da pesquisa Retail X, o Brasil teve o maior
crescimento no varejo digital em 2022, arrecadando uma receita US$8,1 bilhões maior do que no ano anterior.
Assim, é possível afirmar que esse mercado oferece uma boa fatia do mercado para aqueles que desejam ter um negócio que apresenta um custo relativamente baixo, mas que pode render bons frutos.
Porém, mesmo com a facilidade de ser digital, para ter sucesso com esse tipo de empreendimento, é preciso que você realize todos os processos de modo assertivo.
Por isso, é preciso saber
como funciona para abrir um e-commerce. Pensando em responder essas e outras dúvidas de empresários e gestores, nossos especialistas prepararam esse artigo.
O que é um e-commerce?
Apesar de muito comum no cotidiano, nem sempre empresários e gestores sabem como funcionam esse tipo de empreendimento.
Como o seu próprio nome já indica, um e-commerce é um comércio eletrônico. Sendo assim, é um estabelecimento comercial que possui o diferencial de todos os seus processos acontecerem pela internet. Assim, é preciso ressaltar que esse tipo de empreendimento vai além da criação de um site, sendo fundamentada pela forma com que ela funciona.
Esse é um tipo de empreendimento que oferece oportunidades diversas para profissionais, sendo possível oferecer soluções de empresas para empresas, de empresa para consumidores, e até mesmo de consumidores para consumidores.
Agora você pode estar se perguntando,
como funciona para abrir um e-commerce? Continue nesse artigo e descubra.
Continue a leitura:
Passo a passo para emitir Nota Fiscal para seu e-commerce
Como abrir um e-commerce?
Apesar de seu funcionamento diferente, abrir um e-commerce não difere da abertura de outros modelos empresariais.
Sendo assim, é preciso que você esteja atento a todos os processos, visto que assim, como a abertura de uma empresa física, apresenta procedimentos burocráticos que podem ser cansativos, e que precisam ser feitos da forma correta para evitar dores de cabeça.
Vale ressaltar, portanto, que o suporte de uma contabilidade especializada, faz com que o empresário tenha mais tranquilidade nesse momento.
Isso porque, além do processo de abertura, um escritório contábil também pode te auxiliar, com:
- Definição de um público-alvo;
- Pesquisa de mercado;
- Elaboração de um plano de negócios;
- Planejamento estratégico.
Contrato social
O contrato social de um negócio é o seu aspecto mais importante. Esse é o documento que além de formalizar a criação da empresa, contém dados e cláusulas importantes para o bom funcionamento do negócio.
Sendo assim, ele será fundamental para as empresas poderem operar legalmente, e prosseguir com o processo de
abrir um e-commerce.
Escolha da natureza jurídica
A escolha da natureza jurídica define como será a estrutura societária do empreendimento. Sendo assim, ela tem o importante papel de definir as regras da empresa, os deveres e direitos dos sócios.
Além disso, também define outros aspectos importantes da sociedade, como o número de sócios permitidos, como se dá a sua participação na empresa, bem como o capital social mínimo necessário.
Logo, um empresário que está em busca de
abrir um e-commerce, pode escolher dentre as opções presente na legislação, como:
- Microempreendedor Individual;
- Sociedade Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Anônima.
Para escolher a opção ideal, é preciso estar atento a uma série de aspectos empresariais, por isso, o suporte de uma contabilidade será fundamental nesse momento do negócio.
Emissão do CNPJ
Com a natureza jurídica escolhida e o contrato social em mãos, você já estará apto a prosseguir para o próximo passo, a qual é a emissão do CNPJ.
A emissão de um CNPJ só poderá ser realizada após o cadastro no contrato social, e pode ser feita no
site da Receita Federal.
Escolha do regime tributário
Uma das principais preocupações ao abrir um e-commerce deve ser a tributação que recai sobre a empresa.
Logo, um passo determinante para isso, deve ser a escolha do regime tributário. O regime de tributação da empresa define toda a estrutura de recolhimento de impostos por parte do Governo em uma empresa.
Nesse contexto, fazer a escolha que melhor se enquadra na realidade financeira da empresa, faz com que a
saúde financeira se mantenha estável. Hoje no Brasil existem três regimes de tributação vigentes:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real;
Cadastros e registros
Por fim, o último para abrir um e-commerce é o processo de inscrição e alvarás diversos. Mesmo se tratando de um comércio digital, é fundamental que a empresa faça cadastros e registros diversos para iniciar sua operação.
Alguns importantes, são:
- Licenciamento sanitário;
- Autorização da Anvisa;
- Licença ambiental;
- Alvará de funcionamento;
- Registro Estadual para emissão de Nota Fiscal.
Vale ressaltar que esses documentos não são obrigatórios para todas as empresas, podendo variar com o estado, e com o tipo de produto que deseja vender, por isso, uma contabilidade irá apurar precisamente qual a documentação necessária para que você saiba como abrir o seu negócio.
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Agora que você já sabe como abrir um e-commerce, saiba que com o suporte de uma empresa de contabilidade você terá ao seu lado todo o auxílio nesse momento sensível de uma empresa.
Além disso, um escritório contábil permite que o empresário tenha mais tempo para lidar com questões que dizem respeito ao core-business da empresa. Por isso: conheça a
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