Aumentar vendas online: conheça ações de marketing de final de ano

Time de Conteúdo • 21 de dezembro de 2021

O final de ano é um período de grandes movimentações econômicas e comerciais. 


O aquecimento do mercado provoca também uma grande movimentação entre os profissionais de marketing que se prontificam e direcionam suas ações às datas festivas que envolvem essa época.


As
ações de marketing executadas no fim de ano tem como principal propósito aumentar as vendas online através de ações específicas para este período.


Se engana quem pensa que o
mercado digital deve ficar de fora das ações de marketing que envolvem o período festivo do fim de ano, pois, o mercado digital tem estado em constante expansão, inclusive integrado cada vez mais ao mercado físico.


Portanto, se você pretende
aumentar as suas vendas online durante o período de final de ano precisa conhecer agora as ações de marketing digital que envolvem as datas comemorativas desse período.


Aproveite para ler:
Empreendedorismo digital: como criar um negócio digital.


Qual a importância das ações de marketing ao final do ano?

Além de ser um período no qual o mercado está extremamente aquecido, as ações de marketing durante o fim de ano serão essenciais para que seu negócio inicie o ano subsequente com alta performance de vendas e lucratividade.


Conheço agora as ações mais assertivas para
aumentar as vendas online de seu negócio durante o fim de ano.


1-Dispare campanhas com os materiais lançados durante o ano

Uma das estratégias mais legais e assertivas a serem implementadas na sua empresa para o aumento de vendas online de seu negócio no final de ano é o disparo de materiais com campanhas e conteúdos lançados durante o ano.


O fim de ano é um período de nostalgia e ativação desses
gatilhos no marketing digital é uma estratégia bem comum e de bastante sucesso no segmento.


Além disso, o disparo de campanhas com os materiais lançados durante o ano irá possibilitar que você aproveite os conteúdos produzidos em outras campanhas para a retrospectiva de final de ano de sua empresa.


Aprenda mais lendo:
Precificação de Produtos: Entenda como calcular o preço de venda


2-Mantenha o fluxo de automação em execução

Durante o período dos feriados e datas comemorativas especiais as campanhas de fim de ano de sua empresa, a depender é claro, do seu tema e seguimento deverão seguir rodando normalmente.


Principalmente, se o objetivo final da sua campanha é geração de
leads  e prospecção de clientes em topo de funil.


Ao manter no ar as suas campanhas de mídia online no Google Ads, Facebook Ads ou outra plataforma de mídia definida pelo planejamento de sua campanha você irá garantir que após o fim de ano essas campanhas continuem rendendo alguns resultados para que você inicie  o ano com um
aumento de vendas notável.


No entanto, campanhas que envolvem certo tipo de hibridização de mídia e demandam certo contato com o time comercial de uma empresa deverão sim ser causadas durante os feriados e datas festivas.


3-Mantenha o funcionamento dos fluxos de automação

Os fluxos de automação durante o período de recesso não deverão ser interrompidos, isto porque as pessoas aproveitam o fim de ano para conhecer novas coisas e se aprofundar em assuntos de seu interesse ao longo do ano. 


Durante o período de fim de ano, a procura por seu produto pode diminuir bastante de acordo com o segmento do seu negócio durante o período de fim de ano, porém ainda assim cada lead  possui um comportamento único e diferente. 


A interrupção dos fluxos de automação e do relacionamento com o líder durante o período de fim de ano poderá acarretar na perda de negócios e vendas durante o próximo ano.


É válido frisar que uma das principais vantagens do fluxo de automação de
e-mail marketing é o condicionamento do relacionamento entre a empresa e o cliente sem a demanda de processos manuais, ou seja, é uma ferramenta para o aumento de vendas online extremamente eficaz e funciona mesmo quando você está de férias. 


Leia também:
Tributação de Produtos Digitais: Entenda como funciona.


4-Pause as campanhas e ações que deixarão seu lead esperando por um contato

As estratégias de vendas online de sua empresa durante o período de final de ano devem ser executadas de maneira estratégica. 


As ações que demandam contato de seu lead com a equipe comercial deverão ser pausadas. Isso porque, não faz nenhum sentido deixar rodando uma campanha que exija o contato do lead com equipe comercial enquanto a mesma estiver de recesso.


Fazer com que o lead fique esperando durante muito tempo é uma estratégia um tanto quanto arriscada, pois pode deixá-lo com a desconfortável sensação de não ter sido atendido e fazer com que este possível lead desista de efetuar uma compra e sua empresa consequentemente perca uma grande oportunidade.


5-Planeje o retorno de suas atividades de maneira assertiva após o período de recesso

Após o período de recesso de fim de ano, o retorno de sua equipe às atividades de sua empresa deverão ser feitas de forma estratégica e o aumento da taxa de vendas online de sua empresa apenas será possível com total foco no gerenciamento e atendimento dos possíveis leads que não puderam ser atendidos devidamente em consequência do recesso de fim de ano.


O planejamento da primeira semana após o recesso também será de grande importância para a garantindo a produtividade da sua equipe durante o mês de janeiro além de evitar preocupações durante o período de recesso.


Agora que você já tem várias dicas de como aumentar suas vendas de fim de ano, conheça as
nossas soluções. 


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