CNPJ para loja virtual: como tirar e quais os benefícios?

Time de Conteúdo • 11 de fevereiro de 2022

Muitos empreendedores brasileiros têm necessidade de ocupar o ambiente digital para garantir a sobrevivência de suas empresas. 


Impulsionados pelo período de crise dos dois últimos anos, muitos gestores têm feito uso da inteligente alternativa que são as
lojas virtuais. O uso de plataformas de venda online tem sido essencial para a sobrevivência de diversos setores, mas muitas dúvidas ainda existem quanto a essa categoria.


Por conta disso, muitos empreendedores que possuem
loja virtual não formalizam seus negócios com medo de terem que arcar com altos custos tributários, ou de ter que lidar com as burocracias junto aos órgãos públicos. 


Entretanto, a regularização da sua empresa é crucial para o seu pleno funcionamento e pela busca do equilíbrio financeiro.


Se você é empreendedor de uma
loja virtual e quer saber como tirar um CNPJ, siga com a gente até o fim deste artigo. Vamos ensinar como formalizar o seu negócio e explicar os principais benefícios de manter sua empresa em situação de regularidade.


Tenha uma boa leitura!


Qual a importância de um CNPJ para minha loja virtual?

Todo empresário precisa compreender que o cumprimento das obrigações principais e acessórias, bem como a execução de diversas outras burocracias, é um processo essencial para sua loja virtual


Além disso,
tirar o CNPJ é necessário também para atrair investidores e ajudar a fazer o seu negócio crescer.


Uma
loja virtual sem CNPJ é tão irregular quanto uma loja física sem alvará. Por se tratar de uma instituição não regulamentada pelo governo, é impossível emitir notas fiscais, contratar funcionários em CLT, fazer recolhimento de aposentadoria, entre outros benefícios. Por mais que o não pagamento de impostos possa parecer financeiramente vantajoso, a evasão fiscal é crime, e pode gerar inúmeras sanções à sua empresa.


Se você deseja conquistar a confiança dos clientes e maximizar o lucro da sua
loja virtual através da legitimação da sua marca, é essencial que seu empreendimento esteja inteiramente nos conformes da lei e do Fisco. O primeiro passo para isso, portanto, é tirar um CNPJ!


Quais os principais empecilhos na irregularidade de sua loja virtual?

A regularidade de uma loja virtual não é apenas uma obrigação legal, mas ela também pode proporcionar diversos benefícios para o empreendedor e para o seu estabelecimento. Além de tornar possível a reivindicação de diversos direitos, tanto como empresa quanto como profissional liberal e autônomo, é extremamente importante ser um profissional reconhecido e de credibilidade no mercado.


A
abertura de CNPJ e a regularização de sua loja virtual é o que possibilita que clientes adquiram confiança nas suas operações, e isso gera muito mais credibilidade, tornando sua empresa mais competitiva no mercado.


Um negócio irregular, independentemente do porte e setor de atuação, fica impossibilitado de ter seus profissionais e colaboradores devidamente regulamentados pelas leis  trabalhistas, e isso pode acabar gerando ações judiciais e acabar colaborando com o seu endividamento.


Vale a pena lembrar que, ao
tirar um CNPJ e definir o tipo de sociedade do seu negócio, é possível escolher um modelo de responsabilidade limitada, que protege patrimônio pessoal do empresário em caso de endividamento da firma. 


Sem a regularização do seu empreendimento, você pode acabar colocando sua propriedade privada em risco!


Conheça o passo a passo para regularizar a sua loja virtual

Para a regularizar sua empresa, a emissão de um CNPJ é o primeiro passo! Isso é necessário porque é através desse cadastro que sua empresa para a existir de forma oficial. Somente após tirar um CNPJ é que torna-se possível passar pelas outras burocracias paralegais.


Ao fazer o
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é importante definir também o seu tipo societário, como falamos anteriormente. Isso, além da estrutura da sua empresa, pode também ter influência direta sob o regime tributário utilizado para o cálculo dos seus impostos.


Dada a complexidade que muitas vezes o
empreendedorismo digital pode apresentar para alguns gestores, o Simples Nacional acaba sendo um dos enquadramentos fiscais preferidos por novos empresários, já que é um modelo extremamente simplificado, e exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte.


Se você possui dúvidas acerca da tributação de estabelecimentos digitais, ou sobre como regularizar o seu
comércio virtual, não há problema nisso. 


O recomendado para empresas de todos os portes e dos mais diversos tipos é contar com apoio profissional para a gestão das finanças e dos impostos, e por isso o apoio da contabilidade especializada é tão importante.


Quais os principais benefícios de formalizar sua loja virtual?

A emissão de notas fiscais está entre as principais obrigações jurídicas de uma loja virtual (e também física). 


Além disso, esses documentos servem para a realização de diversos cálculos tributários e também contribuem com o controle de fluxo de caixa, com análises de desempenho de vendas e produtos, e uma série de outras questões.


Considerando que a emissão de nota fiscal somente é possível com a regularização da sua
loja virtual, tirar um CNPJ mostra-se, mais uma vez, ser muito mais do que uma questão meramente burocrática.


Obtenha apoio especializado para a regularização da sua loja virtual

Se você acha o processo de regularização de empresa um verdadeiro bicho de sete cabeças e não quer lidar com isso, não há problema! Uma contabilidade especializada pode tornar esse processo muito mais seguro, mais prático e mais eficiente para você. Se você quer lidar com os benefícios de tirar um CNPJ mas não quer passar pelos passos necessários, a DRE Contábil pode resolver isso para você!


Sendo assim,
entre em contato com nossos especialistas e saiba como nossas soluções contábeis podem ajudar sua empresa a obter sucesso no mercado de trabalho.


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