5 estratégias para vender mais na Black Friday

Time de Conteúdo • 22 de novembro de 2022

A Black Friday já é um evento de sucesso para o mercado de nosso país. Segundo projeções de especialistas, neste ano de 2022 a data deve movimentar R$ 6 bilhões no e-commerce brasileiro.


Devido a essa importância consolidada para o varejo de todo o Brasil, nossos especialistas prepararam este artigo para que você possa se preparar melhor e ter mais sucesso neste evento. 


A seguir você confere, então,
5 estratégias para vender mais na Black Friday. Acompanhe conosco!


Como a Black Friday se transformou em um evento tão importante?

Uma dúvida constante sobre o evento de Black Friday é sobre suas origens e como, hoje, alcançou a importância de ser uma das datas mais lucrativas para o varejo em todo o mundo.


Tradicionalmente, a
Black Friday acontece logo após o Dia de Ação de Graças, data famosa nos Estados Unidos. Com filas imensas, os estadunidenses saem às ruas em busca de descontos na quarta sexta-feira do mês de novembro.


Foi a partir das décadas de 80 e 90 que, nos EUA, a data começou a ganhar volume. No entanto, só passou a ser o melhor dia para vendas no ano a partir de 2001. No Brasil, apenas depois de 2010 é que os lojistas começaram a levar a sério a possibilidade de lucrar no período.


O nome do evento, no entanto, é de origem desconhecida. Os especialistas apontam algumas possibilidades, mas não existe um consenso sobre o motivo de a grande oferta de produtos com descontos se chamar
Black Friday.


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Black Friday e o cenário de varejo brasileiro

Como dissemos, foi apenas a partir de 2010 que a Black Friday começou a ganhar notoriedade no mercado interno. Três anos após a estreia por aqui, a data já se mostrou promissora: o comércio online faturou R$770 milhões no dia


Neste ano, especialistas apontam que, com a ajuda também da Copa do Mundo, a Black Friday pode estabelecer um novo recorde no Brasil. Isso porque, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),
os consumidores e lojistas podem chegar a movimentar R$ 4,2 bilhões na promoção de 2022.


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5 estratégias para vender mais na Black Friday

Agora, vamos passar às dicas que podem garantir a você, lojista, uma possibilidade maior de se destacar em um evento tão importante no cenário nacional! Acompanhe, então, as orientações de nossos especialistas.


1-Esteja preparado para o aumento da demanda

O período da Black Friday já é esperado anualmente por milhares de consumidores. Desta forma, este vem se tornando um ponto importante para quem quer vender mais na Black Friday. 


Por isso, é fundamental que os lojistas estejam preparados para o aumento na procura por seus produtos, tanto em lojas físicas, quanto nos e-commerces.


Logo, é preciso ter um alinhamento com sua equipe de vendas para que não seja pego de surpresa com o aumento do volume de suas vendas. 


2-Aja de boa fé

Em nosso país, principalmente nos primeiros anos, as empresas participantes da Black Friday costumavam maquiar os preços para que os clientes caíssem em uma propaganda enganosa. 


Isso gerou inclusive muita discussão na internet e a desconfiança que permeia até hoje o evento.


Além disso, tenha em mente que o que está em jogo também é a reputação do seu negócio. Por isso, seja franco nos negócios e os bons resultados virão.


3-Planeje a sua campanha

A Black Friday pode ser uma excelente vitrine para o seu negócio. Muitos clientes podem passar a conhecer o seu estabelecimento pelas promoções que o negócio fizer. Por isso, tenha muita atenção na hora de planejar tudo e mãos à obra!


4-Ofereça os produtos mais desejados

Para que você possa seguir esta dica há muitas variáveis, claro. Mas a indicação é que você conheça os produtos mais desejados e possa oferecê-los. Em geral, essa procura passa pelo setor de tecnologia, com smartphones  e aparelhos de televisão. 


Porém, isso não significa que, se você é do setor de serviços e tem uma escola de inglês, por exemplo, a
Black Friday não seja interessante para o seu negócio. Tem espaço para todo mundo!


5-Acompanhe o desempenho do seu negócio no período

Tenha dados de tudo o que a data proporcionar ao seu negócio. Acompanhe de perto o número de vendas e se lembre sempre de que no próximo ano a Black Friday acontecerá novamente. 


Por isso, caso os números não tenham chegado ao que os gestores esperavam, tenha paciência. Afinal, a construção de um bom negócio exige empenho e dedicação!


Conte com o apoio da DRE Contábil

Agora que você conhece um pouco da história e algumas dicas para que você possa ter sucesso na Black Friday deste ano, saiba que você pode contar com a DRE Contábil


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