Impostos Dropshipping: conheça os principais e a importância de um planejamento tributário
Impostos Dropshipping: conheça os principais e a importância de um planejamento tributário
Atualmente é possível encontrar modalidades modernas e acessíveis para que empreendedores possam dar início a seus negócios. Uma dessas possibilidades é o dropshipping, que passou a receber mais atenção por quem quer lucrar com negociações virtuais.
Essa procura tem aumentado porque há uma facilidade maior ao administrar esses negócios. Porém, ainda que seja mais fácil em comparação a um empreendimento físico, é preciso saber que existem necessidades e atribuições a serem observadas, inclusive tributárias.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre os principais
impostos do dropshipping
e a
importância de um planejamento tributário
para se sair bem no mercado.
Desejamos a você, então, uma boa leitura!
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de negócio que elimina a necessidade de estabelecer um estoque para que um vendedor possa vender os produtos de uma empresa. Neste modelo, a logística de distribuição também é eliminada, já que a responsabilidade da entrega é do fornecedor do produto.
Então, quem trabalha com
dropshipping atua como um mediador entre a empresa e o consumidor. Esse trabalho envolve principalmente a estratégia de vendas e marketing, já que toda a logística está a cargo do fornecedor.
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Como funciona o dropshipping?
Um negócio de dropshipping funciona com um sistema integrado ao fornecedor, em tempo real. Assim, quando o cliente finaliza a operação, não há a necessidade de o vendedor comunicar diretamente a venda ao fornecedor. Tudo é feito de forma automática.
O cliente, então, adquire o produto que foi intermediado pelo
dropshipper, termo usado para designar o vendedor neste processo, e finaliza a compra em um sistema integrado ao do fornecedor.
Agora que já falamos sobre o funcionamento deste modelo de negócio, vamos entrar em um tópico que envolve os
impostos dropshipping.
Acompanhe!
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Quais impostos estão envolvidos em uma atividade de dropshipping?
Antes de mais nada, quem quer começar a empreender utilizando um modelo de negócios dropshipping deve saber que é possível atuar como Pessoa Física. Porém, caso o limite de faturamento para PF seja ultrapassado, a cobrança de impostos dropshipping sobre os valores pode chegar a 27,5%.
Por isso, na maioria das vezes é mais vantajoso ter um CNPJ. Essa vantagem, porém, é preferencialmente analisada por um profissional. E, se você está em dúvida sobre qual pessoa escolher, conte com o apoio de um contador.
Assim, você pode economizar muito tempo e dinheiro pelo caminho.
Impostos da atividade
Os impostos dropshipping, então, dependem de onde o empreendedor estabelece seus negócios. Isso porque é muito comum que os fornecedores sejam internacionais e, por isso, deve-se pagar o Imposto de Importação (II).
Além disso, há o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), caso a mercadoria venha de alguma indústria. O recolhimento também envolve o PIS e o Cofins, já que todo ingresso de mercadoria no território nacional deve pagá-los.
E, por último, em geral, há a cobrança do ICMS, devido à circulação do produto em território nacional.
É preciso deixar claro que esses tributos devem ser analisados para cada caso de
dropshipping. Isso porque esses recolhimentos podem variar de acordo com a atividade cadastrada no CNAE, por exemplo, entre muitos outros fatores que alteram o modelo tributário de um empreendimento.
Por isso, a indicação é sempre contar com o apoio de um profissional que conheça o ramo. Além de uma ajuda em relação aos impostos, um bom contador pode contribuir para que seja feito um bom planejamento tributário, assunto sobre o qual vamos tratar a seguir. Acompanhe conosco!
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Qual a importância de um planejamento tributário em um negócio de dropshipping?
Então, agora que você já sabe os principais impostos dropshipping envolvidos na negociação, vamos falar sobre uma questão muito importante para qualquer empreendedor: o planejamento tributário.
No caso de dropshipping, um planejamento tributário deve ser muito bem estruturado, porque ele pode fazer a diferença para que um negócio consiga se manter ativo e competitivo em um mercado que recebe uma grande atenção de empreendedores atualmente.
O planejamento tributário envolve um conhecimento sólido das leis vigentes para que seja possível identificar as possibilidades que um empreendedor tem de eliminar, diminuir ou postergar o pagamento de um imposto.
Por meio de um planejamento deste tipo, então, um empreendimento ligado a negociações de dropshipping estará muito mais seguro no mercado, por conhecer suas variáveis e por compreender melhor seu próprio negócio frente às leis vigentes.
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